Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os Campeões do Tour de France que morreram na 1ª Guerra Mundial.


Um vídeo feito pela organização do Tour de France, contando sobre o momentos da história que a Primeira Guerra mundial e o Tour se encontraram.
A coincidência é que no dia de abertura do Tour de France de 1914 (100 anos atrás), foi o dia que aconteceu o ataque em Sarajevo, que foi considerado como o início da 1ª grande Guerra, quando Franz Ferdinand foi assassinado na capital da Bosnia.
O Tour então foi interrompido a partir de 1915. O dono do Jornal L’Auto, que era o patrocinador do Tour e um anti-alemão, incentivou os ciclistas a irem para a batalha. Muitos dos ciclistas que participaram das primeiras edições do Tour de France não sobreviveram as batalhas da 1ª guerra, inclusive três campeões das edições pré-guerra da competição.
Francois Faber (campeão em 1909 morreu em Mont-Saint-Eloi no dia 9 de maio de 1915), Octave Lapize (venceu o Tour de 1910 e foi morto no Dia da Bastilha em 1917) e Lucien Petit-Breton (vencedor das edições de 1907 e 1908 do Tour o morreu em 20 de dezembro de 1917).
Nesse site aqui tem a lista completa de ciclistas que morreram no conflito

Ana M

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.