domingo, 22 de março de 2015

Coisas que você nunca deveria dizer ao mecânico da sua bike.

Não esqueça: primeiramente, mecânicos também são pessoas como você.
Bons mecânicos são como magos, que transformam sua bike que rangia e estralava em algo que quase flutua durante a pedalada, ou que transforma algo perdido em um componente que ainda vai te dar alegrias por muitos e muitos pedais.
Mas, como também são pessoas, possuem o direito de estarem mal-humorados algumas vezes, ou até todos os dias.
mecanico-de-bicicletas
As mãos dos mecânicos estão sempre cheirando lubrificante, as pernas e pés estão sempre doendo, e há milhões de bikes ao redor para serem verificadas.
Ninguém gosta de falar com alguém com o humor ao ponto de estrangular alguém, então aqui vão algumas dicas para você manter seu mecânico sempre de boa com a vida e, principalmente, com você!
“Mas pela internet eu compro mais barato!”
Nos tempos da internet ultra-rápida (não no Brasil), do macarrão instantâneo (que com certeza vão te matar), e casamentos drive-thru (e também divórcios), queremos sempre tudo agora, ou “para ontem”. Porém, algumas vezes você precisa do componente naquele momento, ou você não vai pedalar até a próxima semama até que o componente que você comprou chegue.
E mesmo depois que chegue em suas mãos, você terá que pagar alguém para instalar, ajustar, e deixar tudo funcionando como o fabricante indica. Isso é questão de segurança, de conhecimento.
Sendo assim, aquele pouquinho a mais que você deixou de economizar comprando na internet, pode ser que não seja tão vantajoso assim, já que você terá sua bike pronta para sair pedalando da loja/oficina, além de ter certeza de que está tudo 100% e corretamente funcionando.
Resumindo: a conveniência tem um preço, sempre.
“Você acabou de trocar a câmara de ar e já furou quando cheguei em casa!”
Pode ser que seu mecânico tenha deixado um cavaquinho de aço ou um caquinho de vidro dentro do seu pneu na hora de montar a nova câmara de ar na roda, mas também pode ser que você tenha passado em cima de algo quando saiu pedalando da loja/oficina. Bom, o que será mais viável?
Perceba as diferenças das duas hipóteses antes de apontar o dedo para o mecânico.
“A peça que você instalou ontem, quebrou hoje quando caí. Tem garantia, certo?”
Por acaso você teve garantia na última vez que você retirou o carro no funileiro e quando foi guardar o carro na garagem acertou o portão?
“Mas isso levou apenas 5 minutos, como você vai cobrar tudo isso?”
A maioria das lojas/oficinas cobram pelo serviço, não pelo tempo para fazê-lo.
Então, não é questão de quanto tempo o mecânico levou para realizar o serviço, e sim, quanto tempo VOCÊ levaria para fazer em casa.
Além disso, o mecânico gastou tempo e dinheiro em cursos, especializações e etc. Em outras palavras, ele está cobrando o que acha justo para realizar o serviço em 5 minutos, baseado em todo conhecimento e experiência que ele já tem.
“Você pode me mostrar como faz isso?”
Tirando poucos casos, NÃO. Seguindo o item acima, os mecânicos se especializam, e conhecimento custa tempo, dinheiro, fora a experiência.
“Terminei na 15ª posição na corrida do domingo. Então você deve me patrocinar, não acha?”
Não. (Isso renderá uma outra postagem…)
“Posso pegar essa ferramenta por um minutinho só?”
Não! Mecânicos vivem e morrem por suas ferramentas. É apenas para apertar um parafuso? Bom, então, talvez.
Mas se você sabe que sempre vai precisar pedir a ferramenta ou que precisará apertar o tal parafuso, então é melhor pedir indicação da especificação dela e comprar uma na loja.
“Eu conseguiria arrumar isso em casa?”
Eu não sei quais suas habilidades mecânicas, e quais ferramentas você tem em casa. Então, é uma pergunta difícil de responder.
Exemplo: seu mecânico pode facilmente sangrar a linha hidráulica de um freio, ou resolver um problema na suspensão. Mas e você, conseguiria também?
Conto aqui um caso em que um amigo-cliente achou que o freio Shimano dele estava muito baixo. Foi numa loja de moto-peças, comprou fluído DOT e injetou nos freios Shimano. Quando ele me ligou perguntando se o procedimento que ele fez estava certo, disse que sim. Estava certo, se ele queria correr risco de vida. Agora pegue seu freio e coloque no lixo.
“Eu tenho uma prova no domingo (é sexta à noite), posso pegar a bike com você amanhã cedo?”
Qual a melhor forma de dizer: a sua falta de planejamento não constitui uma emergência de minha parte.
O cliente vem treinando semanas ou meses, e deixa para a última hora uma revisão geral na bike?
Santa paciência, meu caro!
“…mas eu estava apenas pedalando!”
Quadros ou componentes não quebram à toa.
A quebra em questão pode ser resultado de um acidente anterior, ou mesmo o cliente tentando pular fora da culpa por ter feito alguma “cagada”.
A dica é: diga sempre a verdade, não mais que a verdade. Você pode ficar com cara de bobo se o seu mecânico descobrir o que realmente aconteceu. E isso acontece muito, muito!
Tradução livre: Fabio Santos
Imagem: google.com
Fonte: bikeradar.com
MM

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