Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Nadar abre mais o apetite do que correr ou andar de bicicleta.

Se pensa que nadar ajuda a emagrecer, engana-se. 
Segundo um grupo de investigadores, a natação pode abrir mais o apetite do que outros desportos realizados no solo, como a corrida.
Os benefícios da natação na saúde são semelhantes aos gerados por actividades aeróbicas terrestres como a corrida, a caminhada e o ciclismo. 
A afirmação é de Hirofumi Tanaka, director doLaboratório de Pesquisa do Envelhecimento Cardiovascular da Universidade de Texas, em Austin.
Para o investigador, a natação à semelhança de outros desportos é um “exercício aeróbico rítmico que pode ser realizado sem interrupção para melhorar a saúde cardiovascular e muscular”.
Segundo estudos realizados por Tanaka e outros investigadores, a natação “é muito eficaz na redução da pressão arterial e na melhoria da função vascular”, escreve o San Francisco Chronicle.
A natação não só ajuda a aumentar a resistência cardiovascular e cardiorespiratória, como também reforça a circulação de oxigénio por todo o corpo, ao mesmo tempo que fortalece braços, pernas, costas, ombros e trabalha os músculos abdominais e dorsais.
Outra das vantagens da natação, aponta Tanaka, é que, por ser praticada dentro de água, oferece flutuação e arrefecimento, o que leva a que “ a incidência de lesões ortopédicas e a taxa de doenças relacionadas com o calor sejam reduzidas”.
No entanto, a natação também possui uma desvantagem considerável: “abre mais o apetite do que os exercícios realizados no solo, como a corrida”, disse Tanaka, referindo-se à dificuldade em perder ou manter o peso corporal.
De acordo com um estudo realizado em 2005 sobre o hábito de praticar desporto e  a sua influência no peso corporal, que envolveu mais de 15 participantes de 53 a 57 anos, as pessoas que caminharam rapidamente, correram ou andaram de bicicleta não ganharam muito peso ao longo de uma década. Já as pessoas que nadaram estavam predispostas a engordar.
Apesar desta constatação, “é importante ressalvar que a natação é, sem dúvida, uma actividade benéfica devido a outros factores, especialmente para a saúde cardiovascular”, frisou Tanaka.

Ana M

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.