Powered By Blogger

domingo, 11 de outubro de 2015

3ª etapa da edição inaugural do Abu Da...hbi Tour.

POELS ESCORREGOU E CHAVES APROVEITOU PARA VENCER A ETAPA RAÍNHA NAS ARÁBIAS.



Johan Esteban Chaves foi o grande vencedor da 3ª etapa da edição inaugural do Abu Da...hbi Tour. Na aquela que foi a tirada rainha da competição, com a consequente chegada em alto, o colombiano da Orica bateu Fabio Aru e Wout Poels, que ficaram em 2º e 3º respectivamente, num final espectacular, que viu uma mudança de guião na última viragem, com a queda de WoutPoels, quando o holandês seguia na frente.
Mais um dia extremamente quente na Península Arábica, ainda mais com uma ascensão de 10.8 kms a 6.6% no final do dia para os 100 corredores que alinharam na partida da tirada. A fuga do dia foi formada por 2 corredores que já tinham andado em fuga em dias anteriores, Rafaa Chtioui e Alessandro Bazzana, líder da classificação dos sprints, destacaram-se após alguns quilómetros percorridos.
O pelotão teve o duo sempre sob controlo, apenas permitindo que a diferença atingisse os 2:40, com uma perseguição intermitente da Astana, da Orica, da Movistar e da BMC. A vantagem andou muito tempo abaixo dos 2 minutos, mas voltou a atingir essa marca a 16 kms do final, não obstante o trabalho que a Sky estava a fazer. Houve luta entre os escapados do dia pelo último sprint intermédio e a vantagem começou a diminuir por acção da Astana.
Na entrada da subida final a diferença apenas rondava os 60 segundos, ainda com a Astana a controlar o pelotão. O ritmo era muito elevado e o grupo principal começou a perder unidades a um ritmo vertiginoso e Chtioui, o último resistente da fuga, foi alcançado a 8.5 kms da meta. Agnoli e Lutsenko fizeram o trabalho de sapa e coube a Paolo Tiralongo diminuir ainda mais o grupo da frente, reduzindo-o a 15 unidades a 7 kms do final.
Foi Vincenzo Nibali o primeiro a atacar a 6 kms da meta, mas foi seguido por Gianluca Brambilla e teve resposta posterior de Wout Poels, que vinha com Aru e Chaves na roda, mas foi esse o momento de grande ataque de Chaves, que passou que nem uma bala por todos os seus rivais, contra-atacando-os de forma letal. Nibali foi o único capaz de seguir o colombiano, mas apenas por umas centenas de metros, antes de partir o motor por completo.
O campeão italiano viria a ser alcançado e ultrapassado por Poels e Aru e por outros mais durante o resto da ascensão, pagando, e de que forma os esforços que já tinha feito. Chaves seguia na frente com uma vantagem considerável sobre Poels e Aru, que se atacavam mutuamente, tentando ir na perseguição do pequeno colombiano. Enquanto isto, Diego Ulissi e Janez Brajkovic faziam uma subida muito regular e ultrapassavam os seus rivais na luta pelo 4º lugar.
Acabou por ser Poels a destacar-se em definitivo de Aru e a recuperar progressivamente uma diferença que chegou a ser de 20 segundos para Chaves. O holandês foi recuperando metro a metro e à entrada do quilómetro final já tinha o corredor da Orica em vista, tendo feito a recolagem a 500 metros da meta, enquanto Aru apenas conseguia ver a luta pela vitória ao longe, talvez pagando o trabalho que fez nos dias anteriores na frente do pelotão.
A cerca de 200 metros, numa zona já em descida, Wout Poels lançou uma ofensiva que parecia letal, pois ganhou 3 a 4 metros sobre Chaves, mas o holandês atacou a última curva, a 50 metros do final, de uma forma demasiado ambiciosa, o que o levou a ter uma aparatosa queda. Quem aproveitou foi Johan Esteban Chaves, que o ultrapassou, para conseguir a vitória na etapa rainha da edição inaugural do Abu Dhabi Tour. Desta forma, relegou um esforçado Fabio Aru para 2º e um desalentado Wout Poels para a 3ª posição. Num grupo a cerca de 1 minuto ficaram nomes como Alejandro Valverde, Vincenzo Nibali e Gianluca Brambilla, o que só prova o desgaste da temporada e a dureza da topografia e das condições climatéricas.

Top 10 da etapa:
1. Johan Esteban Chaves (Orica GreenEdge) 03h 28' 04''
2. Fabio Aru (Astana Pro Team) + 00' 12''
3. Wouter Poels (Team Sky) + 00' 21''
4. Diego Ulissi (Lampre-Merida) + 00' 31''
5. Janez Brajkovic (UnitedHealthcare) + 00' 31''
6. Gianluca Brambilla (Etixx-QuickStep) + 01' 19''
7. Alejandro Valverde (Movistar Team) + 01' 19''
8. Leopold Konig (Team Sky) + 01' 19''
9. Vincenzo Nibali (Astana Pro Team) + 01' 19''
10. Giovanni Visconti (Movistar Team) + 01' 30''
Top 10 da classificação geral:
1. Johan Esteban Chaves (Orica GreenEdge) 10h 51' 12''
2. Fabio Aru (Astana Pro Team) + 00' 16''
3. Wouter Poels (Team Sky) + 00' 27''
4. Janez Brajkovic (UnitedHealthcare) + 00' 41''
5. Diego Ulissi (Lampre-Merida) + 00' 41''
6. Leopold Konig (Team Sky) + 01' 29''
7. Alejandro Valverde (Movistar Team) + 01' 29''
8. Vincenzo Nibali (Astana Pro Team) + 01' 29''
9. Gianluca Brambilla (Etixx-QuickStep) + 01' 29''
10. Patrick Konrad (Bora-Argon 18) + 01' 40''

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.