Powered By Blogger

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Eurosport News.

Eurosport News: Tour fora do World Tour em 2017.

Eurosport News: Tour fora do World Tour em 2017 - Ciclismo
Eurosport

A Volta à França, bem como a maioria das clássicas mais importantes do ciclismo não vão figurar no UCI World Tour a partir de 2017.

O anuncio foi feito esta sexta-feira pela ASO, entidade organizadora da Grand Boucle.

A Amaury Sport Organisation (ASO) anunciou, através de um comunicado oficial, que vai retirar todas as suas provas, inclusive a Volta à França em Bicicleta, do calendário do World Tour a partir de 2017, por oposição às recentes reformas aprovadas pela União Ciclista Internacional (UCI) que criou “um sistema desportivo fechado”.
Em termos práticos esta decisão significa que as provas mais prestigiantes do ciclismo estarão ausentes do calendário do World Tour da UCI, designadamente, o Tour, Paris-Roubaix, Paris-Nice, Liège-Bastogne-Liège e o Critérium du Dauphiné. Não é claro se a Volta à Espanha poderá estar igualmente em risco de ser retirada uma vez que é co-organizada pela ASO e pela Unipublic. A ASO adiantou ainda que irá registar as suas provas no calendário Hors Classe (Classe Especial), o equivalente a um segundo escalão, por forma a não estarem ao abrigo dos regulamentos impostos pelo World Tour.
Se o Tour de 2017 integrar a segunda divisão do ciclismo mundial, a organização fica livre de escolher equipas de vários escalões e não apenas as pertencentes ao World Tour, ainda que com isso possam ficar privados de contar com alguns conjuntos de topo.
O braço de ferro entre a ASO e a UCI já durava há vários meses sendo que a entidade organizadora do Tour já tinha ameaçado retirar as suas provas do calendário há 10 anos, numa altura em que vigorava o formato Pro Tour, percussor do atual World Tour.
Provas organizadas pela ASO:
Arctic Race of Norway
Critérium International
Critérium du Dauphiné
La Course by Le Tour de France
La Flèche Wallonne
La Flèche Wallonne Féminine
La Madrid Challenge by La Vuelta
Liège–Bastogne–Liège
Paris–Nice
Paris–Roubaix
Paris–Tours
Tour de l'Avenir
Tour de France
Tour de Yorkshire
Tour of Oman
Tour of Qatar
Ladies Tour of Qatar
Vuelta a España
World Ports Classic

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.