Powered By Blogger

domingo, 6 de março de 2016

Heinz Stücke.

Heinz Stücke. O homem que pedalou pelo mundo durante 50 anos.
Heinz Stücke
Numa idade em que maioria dos jovens ainda não decidiu o que quer fazer na vida, o alemão Heinz Stücke abandonou o emprego numa fábrica e fez-se à estrada.
Onde pedalou durante 50 anos e percorreu mais de 600.000 quilómetros.
Agora, aos 75 anos, vai contar as suas viagens em livro.
Tudo começou em 1962, tinha Heinz 22 anos, uma bicicleta de três velocidades e uma grande vontade de dar a volta o mundo. Nunca mais parou de viajar e, em vez de uma, andou o equivalente a 15 voltas ao planeta.
Percorreu 195 países, preenchendo 21 passaportes, e tirou mais de 100 mil fotografias.
 O Guiness Book reconheceu-o como a pessoa que mais viajou de bicicleta.
Heinz Stücke2
O livro intitula-se Home is Elsewhere: 50 Years Around the World by Bike (A casa é noutro lugar: 50 anos à volta do mundo de bicicleta, tradução livre para português) é um resumo das 18 mil páginas de diários onde anotou as suas aventuras.
“Eu tinha ideia dos lugares que queria conhecer, mas felizmente pude voltar uma vez e outra.
No fim, a jornada tornou-se interminável porque encontrei um modo de vida de que gosto”, afirma Heinz Stücke num pequeno documentário sobre a sua vida, onde garante que foi a bicicleta que lhe proporcionou essa oportunidade: ” A bicicleta é o meu passaporte”.
Para tantas centenas de milhares de quilómetros, o alemão precisou de apenas duas bicicletas.
A primeira foi uma Tripad, um velocípede robusto com rodas de 26 polegadas que pesava 25 kg e precisava de muito pouca manutenção.
Em 2010, passou a andar numa Brompton, a icónica bicicleta dobrável inglesa com rodas de apenas 16 polegadas, com que percorreu 60 mil quilómetros.
No primeiro veículo, quando viajava pela Austrália, colocou-lhe um segundo guiador, mais alto, para poupar os ombros, que começavam a mostrar cansaço por tanto pedalar, movendo uma carga que rondava os 50 kg.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.