Powered By Blogger

domingo, 30 de abril de 2017

Pequenos ajustes que fazem a diferença

Se você acha que sua bike não está tão confortável, talvez precise apenas de alguns pequenos ajustes no selim ou guidão.

Ângulo do Selim

O selim deve ser posicionado com as extremidades niveladas ou paralelos ao solo. 
Direcionar o bico do selim para cima é desconfortável e direcionar para baixo vai fazer com que você escorregue para frente e, empurrar o guiador, pode gerar tensão nos seus ombros.
Ângulo do Selim

Altura do selim

Para determinar a altura correta, sente no banco com ambos os calcanhares nos pedais e pedale para trás lentamente. 
O banco esta na altura correta quando cada uma das pernas estica completamente quando o pedal passa a parte mais baixa do ciclo. 
Seus quadris devem permanecer nivelados ao selim. 
Se os quadris se moverem, o banco pode estar muito alto e suas pernas vão estender demasiadamente, o que pode lesionar seus joelhos. 
Se o joelho estiver dobrado quando o pedal passar na parte mais baixa do ciclo, o selim esta muito baixo. Alguns ciclistas iniciantes preferem a ajustar o banco um pouco mais baixo, para que possam tocar o solo com maior facilidade. Isto é melhor para seus joelhos do que um banco muito alto.

Acertando a altura do banco com os calcanhares nos pedais, garante que seus joelhos terão uma leve curvatura quando você colocar a bola da sola dos pés nos pedais.

 Isto mantém as articulações do joelho estáveis e protegidas.

Para frente ou para trás

Posicione o pedal paralelo ao solo, então coloque a bola do pé no pedal que estiver para frente. 
Se o banco estiver na posição correta,  uma linha com angulo de 90 graus se formará entre a  parte de trás da rótula do joelho  e o eixo do pedal.

Pedale no novo posicionamento por algumas semanas antes de fazer qualquer mudança e depois disso, se necessário, faça pequenas mudanças (não mais que 5mm de cada vez).

Altura do guiador

altura correta do guiador permite que você se incline para frente confortavelmente, sem curvar as costas, pescoço ou punhos. 
Dependendo do tipo de bike que você pedala e sua flexibilidade, você talvez queira fazer pequenas alterações. 
Se você não é tão flexível, talvez prefira uma mesa de guiador mais alta ou mais curta, para trazer o guiador mais próximo e permitir sentar em uma posição mais ereta.

Tipo de bike:

Urbana: 2,5cm para cima ou 2,5cm para baixo do nível do topo do selim

Mountainbike: de 5 a 10cm abaixo do topo do selim

Cicloturismo: de 2,5 a 5cm abaixo do topo do selim

Estrada: de 2,5 a 10cm abaixo do topo do selim

Ângulo do Guiador

Você pode mudar o ângulo do guiador afrouxando os parafusos do avanço e rodando. 
Teste todas as posições que suas mãos podem ficar durante a pedalada para ter certeza de que o ângulo esta confortável. 
Lembre-se de reapertar o avanço quando terminar.

Altura da mesa de guiador

Seu avanço esta posicionada sobre espaçadores e conectada à espiga do garfo, geralmente por dois parafusos Allen de 5mm. Uma tampa de ajuste é colocada no topo da espiga e ancorada por outro parafuso de 5mm. 
Você pode alterar a altura removendo ou adicionando alguns espaçadores, mas tenha consciência de que fazendo isto, pode alterar o ajuste da caixa de direção. 
Caso não tenha experiência com bikes, faça este ajuste em uma loja especializada para ter certeza de que não  esta muito frouxo ou apertado.
adjust-threadless-headset-400x280

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.