Powered By Blogger

sábado, 23 de dezembro de 2017

Volta ao Algarve vai ter recorde de equipas WorldTour

44ª Volta ao Algarve, na estrada entre 14 e 18 de Fevereiro de 2018, vai contar com 13 equipas do WorldTour, o maior número de formações de primeira divisão do ciclismo que alguma vez competiu na prova portuguesa.
Depois de, em 2017, ter sido a corrida 2.HC com mais equipas WorldTour, a Volta ao Algarve continuará, em 2018, «a afirmar-se como um dos melhores eventos desportivos portugueses e como uma das provas de referência do circuito europeu de ciclismo», diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Mais de metade do pelotão de 25 equipas será composto por coletivos da primeira linha internacional.
Entre as equipas confirmadas estão a seis melhores do ranking mundial de 2017: Team Sky (GBR), Quick-Step Floors (BEL), BMC Racing Team (USA), Team Sunweb (GER), Trek-Segadredo (USA) e Movistar Team (ESP).
A estas juntam-se Bora-hansgrohe (GER), FDJ (FRA), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Team Dimension Data (RSA), Team Katusha Alpecin (SUI) e UAE Team Emirates (UAE).
A escolha das equipas continentais profissionais para a 44ª Volta ao Algarve teve dois critérios fundamentais. Foram escolhidas as duas melhores equipas do ranking continental europeu de 2017, Wanty-Groupe Gobert (BEL) e Cofidis, Solutions Crédits (FRA), assim como a equipa que é, tradicionalmente, a porta de entrada de corredores portugueses no pelotão internacional, Caja Rural-Seguros RGA (ESP).
«O prestígio internacional da Volta ao Algarve faz desta corrida uma “montra” importante para as equipas portuguesas», acrescenta.
Com o objetivo de dar aos coletivos nacionais uma oportunidade de se baterem com adversários de elevado nível, a organização da Volta ao Algarve, a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, convida todas as equipas continentais lusas: Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack e W52-FC Porto.
O pelotão de 175 corredores vai encontrar um percurso de cinco etapas, que dará oportunidades a todo o tipo de corredores.
A prova arranca com uma ligação de 192,6 quilómetros, entre Albufeira e Lagos, que se prevê decidida ao sprint. Já a segunda etapa será o primeiro teste à condição física dos candidatos, levando a caravana de Sagres até ao alto da Fóia, ao longo de 187,9 quilómetros.
Quanto à meta coincide com o ponto mais alto do Algarve, que será alcançado através de uma subida de 15,2 quilómetros, com inclinação média de 5%.
Lagoa recebe a partida e a chegada da terceira etapa, um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, num percurso para especialistas, que inclui alguns topos que ajudarão a fazer diferenças.
A quarta etapa é a mais longa da competição, 199,2 quilómetros entre Almodôvar e Tavira, com previsível discussão ao sprint. As decisões ficam guardadas para a quinta e última etapa, 173,5 quilómetros entre Faro e o alto do Malhão (Loulé), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
A Volta ao Algarve terá, pelo segundo ano consecutivo, transmissão televisiva em direto para mais de 50 países. A cobertura será garantida pela cadeia Eurosport, que, em Portugal, irá partilhar a transmissão com a TVI24.

Etapas:

14 de Fevereiro: 1ª Etapa: Albufeira – Lagos, 192,6 km
15 de Fevereiro: 2ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 187,9 km
16 de Fevereiro: 3ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)
17 de Fevereiro: 4ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 199,2 km
18 de Fevereiro: 5ª Etapa: Faro – Malhão (Loulé), 173,5 km


Últimos Vencedores da Volta ao Algarve:

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)
2016 – Geraint Thomas (Sky)
2015 – Geraint Thomas (Sky)
2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)
2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)
2012 – Richie Porte (Sky)
2011 – Tony Martin (HTC-Highroad)
2010 – Alberto Contador (Astana)
2009 – Alberto Contador (Astana)
2008 – Stijn Devolder (QuickStep)

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.