Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Posso montar rodas de 27,5" na minha bike de 26"?

Posso montar rodas de 27,5" na minha bike de 26"?
Semanalmente recebemos na redação várias perguntas dos nossos leitores sobre componentes, preços e pesos, treino e compatibilidades entre componentes. Ultimamente têm surgido muitas dúvidas acerca dos tamanhos das rodas. 
Como ainda há quem tenha modelos de 26 polegadas em bom estado e não querem mudar (porque os quadros e componentes são de qualidade, ou por uma questão afectiva), alguns perguntam-nos se podem fazer um upgrade com rodas de 27,5". 
Nós próprios tivemos esta dúvida quando apareceram as 27,5 e as 29" e só depois de debatermos estes temas com as marcas (nas nossas visitas regulares às fábricas e sedes das marcas) chegámos a uma conclusão. 
Aliás, a Fox Racing Shox foi uma das primeiras marcas a querer esclarecer esta dúvida, emitindo um comunicado no qual deixou bem claro que cada suspensão foi desenhada para um determinado tamanho de roda, desaconselhando o uso de rodas 27,5" numa suspensão de 26", por motivos de segurança.
 Além de outros aspectos, como os testes de resistência feitos com o tamanho correspondente, e que não garantem os standards CEN de segurança com tamanhos diferentes, o principal motivo é que em caso de um impacto muito forte, o espaço entre a roda e a suspensão pode não ser suficiente, o que pode levar, como é óbvio, a um acidente de alguma gravidade. 
Nós fizemos o teste, utilizando um pneu relativamente largo (Maxxis Ardent 2.25). Retirámos o ar na suspensão e comprimimos a suspensão o máximo possível comparando uma roda de 26" com 27,5", ambas na mesma suspensão de 26". 
Com a roda de 26" ficou uma margem de cerca de um centímetro e na de 27,5" ficaram dois milímetros de espaço livre. 
Tendo em conta um impacto que possa fazer com que a suspensão se comprima e eventualmente alguma lama que possa estar nos pneus, se estivéssemos num trilho temos a certeza de que a roda ficaria bloqueada.
Por isso não o recomendamos. 
Não arrisques a tua vida, pois o BTT deve ser desfrutado, mas sempre em segurança.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.