Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2020

Decathlon fechou em Gaia a maior produtora europeia de bicicletas

Decathlon fechou em Gaia a maior produtora europeia de bicicletas

O encerramento temporário da cadeia de desporto determinou o fecho da gaiense RTE Bikes e da A.J. Maias, de Anadia, que produzem cerca de 1,7 milhões de bicicletas por ano para o grupo francês. Mandaram para casa cerca de mil trabalhadores.
Ninguém atende os telefones na RTE e na A.J. Maias, as duas maiores produtoras portuguesas de bicicletas, com a primeira, que tem sede em Gaia, a ostentar mesmo a chancela de maior fábrica de montagem de "bikes" da Europa.
"Estão fechadas. Como trabalham em exclusivo para a Decathlon, com o fecho do grupo francês, por causa da covid-19, tiveram também que encerrar", confirmou, ao Negócios, Gil Nadais, secretário-geral da Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.
Segundo este dirigente associativo, a RTE Bikes emprega cerca de 700 pessoas e "monta 1,3 milhões de bicicletas por ano para a Decathlon", enquanto a A.J. Maias, que tem aproximadamente 300 trabalhadores, "fabrica umas 400 mil anuais" para o mesmo grupo gaulês.
A Decathlon tem perto de 1.700 lojas em 57 países, emprega cerca de 93 mil pessoas e fechou o último exercício com uma faturação de 12,4 mil milhões de euros.
A cadeia francesa de desporto foi obrigada a fechar as suas 25 lojas em Portugal na passada sexta-feira, 20 de março, mandando para casa cerca de 1.800 trabalhadores.
"Em concordância com as medidas governamentais, a partir de amanhã [sexta-feira], todas as lojas Decathlon Portugal estão encerradas, até novas indicações", lê-se num email enviado pela empresa aos seus "stakeholders".
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.