Powered By Blogger

domingo, 12 de julho de 2020

Bicicletas eléctricas - Prós e contras

Confira os prós e os contras das bicicletas elétricas. 
Afinal, ela só tem pontos positivos? 
Ou também há características negativas?
Bicicleta elétrica YOLO 30A E-Cruiser. Fonte: 30a (Por Jake Meyer)
Com o passar dos anos, muitas empresas acabaram lançando bicicletas eléctricas no mercado. 
Hoje temos uma variedade imensa com diversas propostas e projectos inovadores, como o da startup Teebike, que promete transformar qualquer bicicleta em uma bicicleta eléctrica. 
Mas quais seriam as vantagens e desvantagens desse tipo de bicicleta? 
É o que veremos neste artigo.

Atenção: Este é apenas um artigo de opinião, não foi escrito por um especialista no assunto.

Pedalar sem fazer força
Um dos pontos das bicicletas eléctricas que mais chamam a atenção é o facto de não precisar pedalar ou precisar fazer um esforço muito menor, se comparado às bicicletas tradicionais. Mas isso é bom o ruim? A resposta é que depende do caso.

Para uma pessoa que simplesmente quer comprar uma bicicleta eléctrica com fins de exercício, uma bicicleta eléctrica não seria tão interessante. Pois afinal de contas, a pessoa quase não se esforçaria durante o trajecto feito. Mas se ela utilizar para ir para o trabalho, para substituir o carro ou até mesmo para se deslocar por grandes distâncias (caso não tenha condicionamento físico), o motor eléctrico será de grande utilidade.

Bicicleta elétrica Trek. Fonte: arstechnica
Ao ir para o trabalho, a pessoa não quer chegar suada para realizar suas natividades ao lado de seus colegas ou de clientes. Nesta hora, o motor eléctrico da bicicleta irá ajudá-la a chegar no trabalho sem a necessidade de tomar um banho (imagine se não houver chuveiro no local e ainda você chega ensopado de suor?).

A bicicleta eléctrica é capaz de substituir o carro dependendo do trajecto feito (inclinações do terreno), sendo uma maneira sustentável de se deslocar e ao mesmo tempo fácil de estacionar nos locais. Este mesmo argumento serve para quando se faz longos trajectos, que nem sempre conseguiríamos concluir utilizando uma bicicleta comum. As vezes só precisamos chegar de um ponto ao outro para algum compromisso e o motor eléctrico da bicicleta é útil nestas horas.

Peso do quadro
O peso do quadro de alguns modelos de bicicletas eléctricas pode ser grande comparado as bicicletas tradicionais, pois nele vão uma bateria de íons lítio interna, o motor, o sistema de amortecimento mais robusto (molas), entre outras peças. Com isso, temos que ter em mente que se a bateria descarregar por completo, a força para deslocar com a bicicleta eléctrica será grande.

Bicicleta elétrica Scooter Brasil MTB-R 850. Fonte: scooterbrasil

Entretanto, há projectos de bicicletas que o quadro não pesa tanto por conta do tamanho da bateria, materiais utilizados no quadro, peso do motor, entre outros factores. Além disso, existem projectos que não colocam nada nos quadros da bicicleta, como o da startup Teebike, que só utiliza a roda dianteira para acondicionar todo o sistema.

Travão
O Travão da bicicleta eléctrica tem que ser de qualidade, pois na maioria das vezes os quadros são pesados e quando há a necessidade de uma travada brusca, podem falhar dependendo da tecnologia utilizada. O ideal é que o freio utilizado em uma bicicleta com motor eléctrico seja a disco hidráulico, proporcionando um tempo de resposta bem menor e uma grande eficiência na travagem. Algumas fabricantes utilizam freios a disco cabeados, para cortar custos, mas com isso os usuários de seus produtos correm o risco de sofrerem um acidente devido à baixa eficiência na travagem.

Bicicleta elétrica Tempus CR-T1. Fonte: electricmotorcycles
Custo de manutenção
Algo interessante de se pensar, é o custo de manutenção das bicicletas eléctricas frente aos carros. O dinheiro gasto anualmente para sustentar um carro é dezenas de vezes maior que o de uma bicicleta com motor eléctrico. Se a pessoa não se desloca por trajectos que apresentam muitos trechos íngremes, de forma excessiva, e anda por distancias não tão longas, é valido pensar em aposentar o seu carro em favor da economia de seu dinheiro e da sustentabilidade.

Qualidade e formatos muito variáveis
Um aspecto difícil que vemos nas bicicletas eléctricas é o seu formato. Alguns fabricantes, por almejarem uma portabilidade maior delas, para ser possível carregá-las na mão ou colocá-las no porta-malas do carro, acabam desenvolvendo versões de quadros com vários pontos de dobra. Isso, por um lado, é interessante, devido a facilidade de se deslocar com elas, entretanto, há de se pensar que a ergonomia por vezes pode ser sacrificada, trazendo dores indesejadas no corpo dos usuários.


Bateria
A bateria de uma bicicleta eléctrica é algo que tem que ser analisado, pois dependendo dos trajectos realizados diariamente pelo usuário, nem sempre ela terá carga o suficiente para passar o dia sem necessitar de uma recarga. Por isso, é interessante termos em mente a possibilidade de ser necessário pedalar sem a ajuda do motor eléctrico ou escolher uma bicicleta que tenha uma boa autonomia.Porém, quanto maior a bateria, para que se evite o momento da pedalada, mais pesada a estrutura tende a ficar dificultando assim a pedalada sem a ajudar do motor.

Conclusão
Comprar uma bicicleta eléctrica pode ser uma boa ideia ou não dependendo do seu Objectivos, das actividades realizadas no seu dia a dia e do trajecto realizado (elevação do terreno e distância percorrida).
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.