Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

82ª Volta a Portugal Santander adiada para 2021



A Podium Events e a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiram proceder ao adiamento da 82ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander para 2021. A decisão foi motivada pelo contexto de pandemia gerado pela COVID-19 que tornou inviável a realização este ano de um evento desta dimensão.
A estreita colaboração e empenho das duas entidades na tentativa de viabilizar a organização da prova acabou frustrada após ter sido apresentado à Direção Geral de Saúde (DGS) um plano de contingência que foi objeto de alterações por parte desta entidade, as quais dificultam seriamente a realização do evento nos moldes habituais.
A evolução da pandemia, o estado de incerteza sobre a mesma, assim como a recusa de autorização de passagem e permanência da prova por parte de algumas autarquias, e, atendendo à prioridade inequívoca de proteger a saúde pública com base nas recomendações da DGS, a Podium e a Federação, após avaliadas todas as condições sanitárias e de segurança que um evento de massas como a Volta exige, são forçadas a concluir que não se encontram reunidas as condições para a realização da 82ª Volta a Portugal Santander este ano.
A Podium lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante o público, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos.
Conscientes de que a decisão poderá colocar a modalidade numa situação dramática, e perante o desejo da Federação Portuguesa de Ciclismo de defender o ciclismo profissional e a salvaguarda dos interesses dos ciclistas e equipas, ambas as entidades entenderam na possibilidade de realização de uma Edição Especial da Volta a Portugal em Bicicleta por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, no estrito interesse do ciclismo enquanto modalidade desportiva, o qual foi formalizado através de um acordo que permite ao órgão federativo desenvolver esforços para organizar uma prova que possa colmatar os efeitos da suspensão da Volta a Portugal Santander.
A ser possível a realização do novo evento, este será da exclusiva responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo e terá características distintas constituindo uma Volta a Portugal – Edição Especial, pelo que não comprometerá a 82ª edição da Volta a Portugal Santander, que será realizada em 2021 nas datas habituais.
Caso seja possível a realização da Volta a Portugal – Edição Especial, a Podium deseja o maior sucesso, especialmente pelo bem da modalidade, e apoiará sempre que possível.
A Podium agradece o apoio incondicional dos patrocinadores e dos restantes parceiros essenciais à Volta.


Estas entidades apoiaram as decisões tomadas, bem como os períodos de espera necessários para se poder decidir em conformidade com a evolução da pandemia.
Todas as decisões foram tomadas no limite de tempo exigido face à imprevisibilidade da pandemia que vivermos, de forma a tentar recolher o máximo de informação e assim tomar a decisão mais adequada face às atuais circunstâncias excecionais.
Mais info em www.volta-portugal.com.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.