Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Autores de vandalismo em gravuras do Côa foram absolvidos

 O tribunal de Foz-Côa absolveu esta quinta-feira de manhã os dois homens de 27 anos acusados do crime de dano por terem rabiscado a gravura conhecida por homem de piscos.


Prevaleceu a tese de que os dois arguidos não atuaram com dolo e houve mera negligência. Sendo assim, não estavam reunidos os requisitos para serem condenados.

A acusação tinha especificado que, no dia 25 de abril de 2017, um grupo de ciclistas amadores fez um passeio de BTT com início em Vila Nova de Foz-Côa e passagem no núcleo de arte rupestre da Ribeira dos Piscos/Quinta dos Poios.

Foram, aliás, dois residentes no concelho que levaram os arguidos e outros elementos ao local onde aqueles haveriam de fazer a inscrição que continha a representação de um homem pré-histórico, uma bicicleta e a palavra "Bik".

Era suposto que o substantivo "Bike", bicicleta em inglês, fosse escrito na íntegra, mas não chegou a ser completado devido à advertência de um dos participantes no passeio, que testemunhou no julgamento. 

Contudo, o desenho acabou por ser uma pista decisiva para que a Polícia Judiciária da Guarda soubesse da realização do referido passeio e identificasse os autores do crime.

Em: https://www.jn.pt/justica/autores-de-vandalismo-em-gravuras-do-coa-foram-absolvidos-13258226.html?fbclid=IwAR34AaY6IP7uMd6q68Cb1qAT7TurLJ8OAibKosm_H9MhWFWc8ARzHTs05OQ

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.