A algum tempo atraz escrevi aqui sobre o lançamento do novo passador SRAM Grip Shift de 10 velocidades. Agora encontrei mais informações sobre seu funcionamento.
O grande problema com os rotativos Grip Shift, sempre foi a sua manutenção e sua performance em condições extremas. Muitas vezes quando colocado “na lama”, as coisa pioravam um pouco.
Um novo sistema
Porém, apesar de por fora, os rotativos estarem parecidos com o modelo antigo, por dentro o sistema é completamente diferente. O modelo antigo funcionava através de dois tubos concêntricos que giravam entre si . Eles não eram bem selados e volta e meia perdiam a lubrificação e travava.
O novo sistema é totalmente diferente. Ele funciona com três rolamentos de esferas, que de acordo com a SRAM, são muito bem selados e não vão precisar de manutenção frequente.
Há também um mecanismo separado de presilha interna que, de acordo com a SRAM, evita com que a passagem da mudança venha a desalinhar o mecanismo interior e a parte externa.
Opinião dos especialistas
De acordo com os testes feitos por sites especializados, a passagem das mudanças está mais suave do que a dos rotativos XX e X0 convencionais e a mudança foi realmente muito grande. É uma grande vantagem apontada pelos especialistas, foi o excelente funcionamento do sistema de passagem múltipla das mudanças.
Tudo isto foi testado na ultima prova do campeonato do mundo de XCO.
Uma questão que ficou um pouco pior foi a distância entre o rotativo e a manete. Uma vez que o mecanismo ficou maior, o dito teve que ser afastado da manete, o que piorou um pouco a travagem com apenas um dedo.
Fonte http://www.sram.com
MM
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