A bicicleta está em alta. E não apenas entre as pessoas que optam por adotá-la como seu meio de transporte principal, mas entre os designers de móveis e luminárias, que, além de se aventurarem no design de bikes, também se dedicam a criar peças utilizando partes das “magrelas”, como rodas, aros e correias.
Elas “desafiam a estética da riqueza ao contrastar a elegância clássica do candelabro com a elegância recém-descoberta das partes mecânicas de bicicletas descartadas”. O resultado são peças de grande presença e efeito cênico.
Uma forma simples e interessante de tirar partido da bicicleta no décor é adotar a roda da bicicleta como moldura (abaixo): o espelho é colocado no centro. A peça é muito simpática e parece uma boa pedida para os adeptos do Do-It-Yourself. Outra ideia interessante nesta mesma linha é a do Bike Chain Bowl, criado pelo norte-americano Graham Berg.
E não se pode falar em bikes no design sem mencionar dois clássicos italianos: o banco Sella e a mesa Tour. Tendo como base quatro rodas de bicicleta, a Tour foi criada por Gae Aulenti em 1993 e foi um desenvolvimento da Tavolo con Ruote (mesa de centro cujos pés eram rodízios, criada em 1980). Já o banquinho Sella foi desenhado pelos irmãos Achille e PierGiacomo Castiglioni em 1957.
Achille buscava um assento para a mesinha do telefone de sua casa, e assim surgiu esse ready-made, cuja proposta era proporcionar um assento confortável para períodos breves ? jeito infalível de otimizar o uso do aparelho inventado por Graham Bell. (WINNIE BASTIAN)
(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las ampliadas em galeria)
Ana M.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.