O Pedal Power Meter pretende ser um medidor da energia gerada (em Watts/hora) pela pessoa que pedala no sistema "Pedal Power".
No Andanças 2008 vi pela primeira vez um sistema de "Pedal Power" a funcionar - fiquei encantado
Estive a falar com o Chico (o autor desse sistema lá no Andanças 2008) e propus-me a fazer um protótipo de um medidor de energia para o sistema Pedal Power.
O objetivo será colocar no guiador da bicicleta um display LCD que mostrará a energia gerada pela pessoa que pedala. Comparando com um ciclo-computadores das bicicletas, o sistema em vez de: mostrar a velocidade mostrará antes a energia instantânea gerada; em vez de mostrar a velocidade máxima atingida mostrará antes a energia máxima produzida; e em vez dos quilómetros totais percorridos, mostrará antes a energia total produzida.
O protótipo atual
Consiste num circuito eletrónico que mede a tensão (em volts) e corrente (em amperes) instantâneas - em que o produto desses valores é igual à energia instantânea (em Watts).
O sistema terá também um LCD para mostrar o valor da energia gerada em Watts e em Watts/hora.
Espero ter o sistema finalizado para utilizar no Andanças 2009, juntando-o ao sistema Pedal Power. Se correr bem no Andanças, poderei depois demonstrá-lo no BICYCLE FILM FESTIVAL - LISBOA 2009.
Detalhes técnicos
Características eléctricas
Tensão de entrada mínima: 2 volts;
Tensão de entrada máxima: 35 volts;
Corrente de entrada mínima: 0,05 amperes;
Corrente de entrada máxima: 20 amperes.
Potência máxima: 700W.
Tensão de entrada máxima: 35 volts;
Corrente de entrada mínima: 0,05 amperes;
Corrente de entrada máxima: 20 amperes.
Potência máxima: 700W.
NOTA: os valores máximos são teóricos.
Funcionamento
O sistema é relativamente simples. Vou medir a tensão e corrente que flui do gerador para a bateria, por fim multiplico esses dois valores, resultando na potência que irei mostrar no display LCD.
Para medir a corrente utilizo um chip medidor de corrente muito simples chamado ZCXT1009. A saída será uma tensão relativa à corrente medida. Dimensionei o sistema para medir no máximo 20 amperes.
Vou medir a tensão com um simples divisor resistivo - tensão máxima de entrada de 20 volts.
Estou a utilizar um LCD dos mais baratos e conhecidos, de 2 linhas e 16 caracteres cada linha.
Vou utilizar 2 botões para permitir "navegar" nas várias opções do sistema.
O "cérebro" de todo o sistema é um microcontrolador ARM7 de 32 bits, responsável por ler as tensões correspondentes da corrente e tensão, multiplicar e mostrar os valores no display LCD. Estou a utilizar esta placa com o ARM7.
Esquema
Ainda por desenhar. Estará pronto em breve.
Código fonte do microcontrolar
Está disponível aqui, com licença GPL V3.
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.