O novo conceito publicitário já chegou a Portugal e as bicicletas tendem a tornar-se numa forma eficaz de promover produtos ou acontecimentos.
O conceito é tão simples como pedalar: uma bicicleta comum, com algumas adaptações que possibilitem colocar-lhe um arco por cima, preencher a área interior das rodas e outros espaços com as faixas publicitárias previamente impressas e está montada a estrutura da campanha.
Desde janeiro que o conceito existe em Portugal, importado por três amigos que criaram a empresa ADVERT, em Lisboa, que dispõe, para já, de dez bicicletas prontas a desenvolver as campanhas publicitárias em duas rodas.
Um estudo da Associação Europeia de Publicidade Outdoor indica que, com recurso às bicicletas publicitárias, 61 por cento das pessoas que as vêem ficam a ter conhecimento de um evento, 53 por cento a conhecer uma loja, 52 por cento a saber de um novo restaurante e 47 por cento ficaram a saber que podem ouvir uma estação de rádio e outros 25 por cento conheceram um novo website.
Até agora, a empresa de ex-bancário Pedro Nogueira, 27 anos, e dos seu dois amigos só ainda realizou duas campanhas no país, numa altura em que o projeto está em promoção junto das agências de publicidade.
A ideia tenta associar várias facetas, com destaque para ausência de impacto no meio onde circula – quando comparado com viaturas automóveis ou até mesmo com placards – e causa agrado junto dos consumidores, por, para além das restantes vantagens, permitir a interação com o ciclista, que normalmente pára para falar com quem encontra e distribuir folhetos.
As possibilidades do uso das bicicletas na publicidade são muitas e uma das que está já a ser desenvolvida, por enquanto ainda sob reserva de divulgação, é o acordo com um município para que velocípedes publicitárias vão entregar a casa compras feitas pelos consumidores no respetivo mercado municipal.
O preço do aluguer de cada bicicleta é de 80 euros por dia (sem ciclista) e as campanhas podem ser encomendadas com 48 horas de antecedência.
MM
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