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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A história das motos movidas por foguete.


Poucas coisas nos empolgam tanto quanto as motos movidas por foguete. O site Spot Motorcycles recentemente publicou esta história sobre as origens desses demônios. Vamos nessa.
Você precisava ser um pouco louco para prender um foguete na traseira de sua moto nos anos 20. Ou nos anos 70. Ou mesmo hoje, pensando bem. Mas por trás de cada ideia maluca há um homem corajoso o bastante para alcançar a glória – ou um garoto rico com tempo de sobre e um amigo do lado dizendo "Eu duvido!"
Os gloriosos ancestrais dessas motos depravadas têm um pouco de cada.

Precursor do Hindenburg?

Quando Adam Opel fundou a Opel Company em 1863 para fabricar máquinas de costura e bicicletas, ele não tinha a menor ideia de que seu neto Fritz herdaria seu espírito empreendedor. Ele provavelmente deu voltas no seu túmulo quando o jovem Fritz, então com 21 anos, decidiu casar foguetes com os veículos motorizados da Opel. Por sorte nossa, foi exatamente isso o que Fritz von Opel fez. Fritz planeava obter o recorde de velocidade na superfície, prendendo seis foguetes propulsores na sua moto.
Fritz e seus amigos do Opel Motorcycle Club conseguiram fazer uns poucos testes em 1928, um dos quais está retratado aqui. Mas quando o Presidente Paul von Hindemburg soube de seu plano, ele impediu Fritz em nome da segurança. Estranhamente, Hindenburg não viu problemas quando Opel resolveu fazer testes com carros. Mais tarde, Fritz obteve um espetacular sucesso com seus carros movidos a jato.
Não há dúvidas de que, encorajados por estes triunfos da engenharia de transportes, os alemães deram sinal verde para um trágico dirigível gigante que levaria o nome de Hindenburg uns poucos anos depois. Mas não vamos culpar Fritz por isso.

Apenas uma amigável corrida de motos no bairro. Com foguetes!

Quando o governo alemão embargou a moto de Opel, eles deveriam saber que outra pessoa levantaria a bola e levaria a ideia adiante. Mas deixe-me perguntar uma coisa a você: quando o seu governo diz que motos movidas a foguete são perigosas demais, faz algum sentido instalar seus foguetes em uma bicicleta?
Acho que sim, se você foi um ciclista. Os corredores Oskar Tietz e Max Hahn, retratados abaixo, toparam o desafio em 1929, em Berlim.

Para não ficar de fora, um engenheiro de nome Richter tentou o mesmo dois anos depois, em 1931. A tentativa de Richter não deu muito certo, mas ao menos ele teve a manha de pular do barco antes de alcançar a velocidade máxima. Isso foi antes:

… e a imagem abaixo foi depois. Repare nele saindo da vala.

A sua moto quase que o matou

Archibald Low era uma desses pessoas que nunca parava de inventar coisas. E a sua lista de invenções é bem impressionante: entre outras coisas, Archie inventou um precursor da transmissão automática, um sistema de míssil teleguiado e um cronômetro regressivo com aviso sonoro. Ele também demonstrou uma versão primitiva do que se tornaria a televisão, quase treze anos antes dela ser "inventada".

Toda essa imaginação quase o matou, embora os alemães do período anterior à Primeira Guerra já o considerassem uma ameaça. Depois de duas tentativas fracassadas de assassinato, eles perceberam que poderiam utilizar as invenções de Archie na guerra. Depois disso, deixaram-no em paz.

É assim que se diz "esse negócio é quente!" em espanhol Juan Manuel Lozano Gallegos viveu, respirou e sonhou com foguetes desde sua adolescência. Ele construiu um kart a jato em 1974, com 19 anos, mas voltou aos foguetes quando achou que jatos tinham pouca potência. Gostei desse!
Dizer que Juan é um cara que põe a mão na massa é subestimá-lo. Ele mostra a você exatamente como produz seus foguetes, mas nem pense em copiá-lo – seus resultados são inspiradores demais até mesmo para chegar perto.
Além de providenciar a tecnologia que levou Eric Teboul ao recorde mundial, Juan também construiu a bicicleta mais veloz do mundo. Naturalmente, é movida a foguete.

Hoje em dia Juan deve conseguir colocar um foguete em quase tudo, mas sua prioridade é construir um kit comercialmente viável.


Provando que como esse tipo de motor ficou célebre, a MTT fez uma moto de produção movida a jato chamada Y2K Turbine Superbike por quase uma década.
Foi a primeira moto a jato legalizada para as ruas, e seu motor de 330 cv a levava até os 360 km/h. Na época o Guinness a considerou a moto mais potente já feita. Infelizmente, ela também foi considerada a moto mais cara já feita.


Vem com pezinho e cesta?

Finalmente, na divisão de pneus finos temos Bob Maddox e a antiga tradição germânica de colocar motores a jato em bicicletas. Bob ficou muito bom em fazer isso e em seguida dar um polimento até que pareça um modelo de produção. Ele até vende seus motores a hobbistas e reconhece que um desses leva sua bicicleta até 120 km/h, mas é muito covarde para acelerar ao máximo.

excerto tirado de site: - http://www.jalopnik.com.br/conteudo/historia-das-motos-movidas-por-foguete


MM

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