Powered By Blogger

sábado, 8 de agosto de 2015

Specialized Diverge Expert Carbon 2016.

oportunidade de testar pela primeira vez a Diverge, a bicicleta da modalidade Adventure Bike da Specialized.
Foto: Jesus Brenno

Muita gente acha que essa bicicleta tem o mesmo objetivo de uma bike de Cyclocross e na verdade elas tem proposta um pouco diferentes. A Adventure bike é uma bicicleta feita para andar no asfalto, atinge velocidades maiores com mais facilidade e tem uma performance bem razoável, mas também pode andar na terra caso você precise. Já a bicicleta de Cyclocross é uma bike feita para andar na terra, com uma relação mais leve e não tem muita performance no asfalto.
Explicadas as diferenças, vamos falar do teste. Vou analisar essa bike por diferentes aspectos e dar notas separadas (de 1 a 5) para diferentes situações.
Performance no asfalto (nota 4)
A bicicleta que eu testei, estava com um grupo Force X1, com apenas uma coroa, mas eu não vou falar especificamente sobre ele nesse post, farei uma análise completa em uma matéria posterior.
Diverge_2016_04
Mesmo sendo uma bicicleta projetada para andar também na terra, com pneus de 32mm de largura, que são relativamente mais grossos do que uma bike de speed convencional, Diverge rende muito bem no asfalto. Fizemos o percurso de teste que a Specialized sugeriu para essa bicicleta, que tinha trechos de terra, mas também quis andar no percurso indicado para as bikes de estrada, justamente para testar a performance dela no asfalto.
Os pneus são mais largos, mas eles não atrapalha a capacidade da bicicleta de ganhar velocidade, o que permite que a bicicleta desenvolva muito bem. Nosso amigo Jesus Brenno, que trabalha na Specialized estava com uma Tarmac e andamos com ele sem problemas e ele anda forte.
Performance na terra (nota 5)
Foto: Jesus Brenno
Foto: Jesus Brenno
Confesso que fiquei bem impressionando com a bicicleta na terra. No começo você fica meio grilado, achando que ela não vai ter aderência, mas isso não acontece. Mesmo ao pedalar em pé, ou em descidas rápidas, a bicicleta oferece uma boa segurança.
Fizemos alguns downhills bem rápidos (atingimos cerca de 50km/h na estrada de chão) e acelerações fortes no plano (também cerca de 50km/h, podem verificar no Strava depois). Em todas as situações ela foi muito bem, bike extremamente assentada no chão e oferecendo bastante segurança.
Rigidez (nota 3)
Como essa bicicleta precisa oferecer um mix de performance com conforto, era de se esperar que a rigidez não seria das maiores e realmente não é. Ela tem os Zerts (elastômeros) nos seatStays, como a Roubaix tem, o que tira um pouco da rigidez do triângulo traseiro e a bicicleta acaba ficando um pouco mais “mole” do que as speeds convencionais, apesar do quadro ser de carbono Fact 10r, que é bastante rígido.
Diverge_2016_01
Mas para esse conceito de bicicleta é interessante que ela não seja tão rígida.
Conforto (nota 4)
Essa é a contra partida do ítem anterior. Como a bike é menos rígida propositalmente, ela é mais confortável. Além dos Zerts mencionados acima, a bike também tem o canote Specialized CG-R, que tem uma curvatura logo abaixo do selim, que funciona como uma micro amortecedor e absorve a trepidação do terreno.
Diverge_2016_07
Além disso, os pneus mais largos permitem que você utilize uma calibragem mais baixa de pneus, isso faz com que o conforto também seja aumentado.
Freios e estabilidade (nota 5)
Tá bom que esse não é um componente da bicicleta e sim um produto de outra marca, no caso eram os freios hidráulicos da SRAM. Mas esses travões em conjunto com os pneus mais largos e o BB mais baixo que a bicicleta tem, fazem com que ela tenha uma estabilidade impressionante e uma precisão na travagem inacreditável.
Diverge_2016_05
Dava para travar no meio da curva de terra sem ter medo de travar a roda. Isso foi realmente fantástico.
Preço (nota 3)
O preço sugerido desta bicicleta é de R$21.999. É uma bike bem equipada, não deixa de ser um valor bem elevado.
Se a pessoa a tiver como bicicleta principal, OK, vale mais a pena. Mas no caso de quem compete, terá que ter mais uma bicicleta e por esse valor, talvez seja melhor comprar uma MTB.
Resumo
Na média da avaliação, a bicicleta ficou com a nota 4. Gostei bastante da bicicleta. Acredito que para pessoas que não compitam, ou que tenham grana para ter uma bicicleta de aventura, estejam afim de ter uma bike confortável, com a capacidade de enfrentar os asfaltos ruins do Brasil e uma boa performance no asfalto, essa é a bicicleta perfeita.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.