Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Motores elétricos em bicicletas de estrada são uma realidade há algum tempo.


Modelo Vivax de bike com motor com a bateria embutida na caramanhola
nono
Motores elétricos em bicicletas de estrada são uma realidade há algum tempo e não é em vão que a UCI promoveu uma checagem com máquinas de raio X na última edição da Milão-São Remo, em março. Geralmente, os motores elétricos são destinados aos ciclistas comuns, que precisam de uma mãozinha extra principalmente nas subidas.
A empresa austríaca Vivax finalizou o projeto há dez anos, mas começou a produção em escala comercial em 2011.
nono
Motor gira diretamente o eixo do movimento central
O kit chamado “Vivax Assist 4.0” é bastante compacto e pesa 1,8kg, incluindo a bateria, o motor e a fiação completa. Para se ter uma ideia, uma bike de estrada com quadro de carbono de tamanho médio equipada com o grupo Shimano Ultegra, rodas tubulares Zipp 60 e componentes 3T pesa 7,9kg.
O motor é no formato cilíndrico e tem 220mm de comprimento e diâmetro de 30,9mm (ou 31,6mm) e vai instalado dentro do tubo vertical. O motor vai acoplado diretamente ao eixo do movimento central e um pequeno botão no guidão serve para ligar e desligar a ajuda elétrica. Por enquanto, a adaptação só é possível nos pedivela com eixos Shimano Hollowtec II.
Bateria pode ser alojada em uma bolsa de selim ou embutida numa caramanhola
Bateria pode ser alojada em uma bolsa de selim ou embutida numa caramanhola
No kit básico, a bateria de íons de lítio de 30 volts vai instalada numa bolsa de selim, mas a Vivax oferece também o kit “Invisible Performance Package”, no qual a bateria fica alojada no interior de uma falsa caramanhola; os fios saem diretamente para dentro do tubo vertical e o botão on/off fica discretamente localizado na extremidade do guidão, deixando o equipamento totalmente “invisível”.
Botão
Botão
O pequeno botão do kit  Invisible Performance Package
Basta um toque no botão para que o motor de 200W entre em ação e basta parar de pedalar para que o motor desligue automaticamente. Quando desligado, o motor não cria nenhuma resistência na pedalada. O Vivax Assist tem duas opções de bateria, com 60 minutos (6Ah) ou 90 minutos (9Ah) de autonomia.
A Vivax comercializa vários modelos de bikes completas com o sistema elétrico instalado de fábrica. O kit avulso pode ser instalado em praticamente qualquer bike que o tubo vertical tenha espaço suficiente para acomodar o sistema. Além de bikes de estrada o Vivax Assist pode ser instalado em mountain bikes (com rodas de aro 26, 27,5 e 29), bicicletas urbanas e de cicloturismo.
Apesar das inúmeras vantagens, o preço não é nenhum pouco convidativo. O kit com bateria de 6Ah custa 2.700 euros e por 500 euros a mais o ciclista tem a opção do kit “invisível”.
VÍDEO

Mais informações no site www.vivax-assist.com
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.