Motores elétricos em bicicletas de estrada são uma realidade há algum tempo e não é em vão que a UCI promoveu uma checagem com máquinas de raio X na última edição da Milão-São Remo, em março. Geralmente, os motores elétricos são destinados aos ciclistas comuns, que precisam de uma mãozinha extra principalmente nas subidas.
A empresa austríaca Vivax finalizou o projeto há dez anos, mas começou a produção em escala comercial em 2011.
O kit chamado “Vivax Assist 4.0” é bastante compacto e pesa 1,8kg, incluindo a bateria, o motor e a fiação completa. Para se ter uma ideia, uma bike de estrada com quadro de carbono de tamanho médio equipada com o grupo Shimano Ultegra, rodas tubulares Zipp 60 e componentes 3T pesa 7,9kg.
O motor é no formato cilíndrico e tem 220mm de comprimento e diâmetro de 30,9mm (ou 31,6mm) e vai instalado dentro do tubo vertical. O motor vai acoplado diretamente ao eixo do movimento central e um pequeno botão no guidão serve para ligar e desligar a ajuda elétrica. Por enquanto, a adaptação só é possível nos pedivela com eixos Shimano Hollowtec II.
No kit básico, a bateria de íons de lítio de 30 volts vai instalada numa bolsa de selim, mas a Vivax oferece também o kit “Invisible Performance Package”, no qual a bateria fica alojada no interior de uma falsa caramanhola; os fios saem diretamente para dentro do tubo vertical e o botão on/off fica discretamente localizado na extremidade do guidão, deixando o equipamento totalmente “invisível”.
Basta um toque no botão para que o motor de 200W entre em ação e basta parar de pedalar para que o motor desligue automaticamente. Quando desligado, o motor não cria nenhuma resistência na pedalada. O Vivax Assist tem duas opções de bateria, com 60 minutos (6Ah) ou 90 minutos (9Ah) de autonomia.
A Vivax comercializa vários modelos de bikes completas com o sistema elétrico instalado de fábrica. O kit avulso pode ser instalado em praticamente qualquer bike que o tubo vertical tenha espaço suficiente para acomodar o sistema. Além de bikes de estrada o Vivax Assist pode ser instalado em mountain bikes (com rodas de aro 26, 27,5 e 29), bicicletas urbanas e de cicloturismo.
Apesar das inúmeras vantagens, o preço não é nenhum pouco convidativo. O kit com bateria de 6Ah custa 2.700 euros e por 500 euros a mais o ciclista tem a opção do kit “invisível”.
VÍDEO
Mais informações no site www.vivax-assist.com
MM
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