- Quadro (chassi) - Tubos de aço chamados da "alma" da bicicleta. Destinado a receber a montagem das principais peças do velocípede. A região dianteira do quadro recebe o garfo e a roda dianteira e a extremidade posterior é formado por duplos "braços" de metal para acomodar o rodado traseiro e seus mecanismos. Na região superior é instalado o selim e na inferior esta localizado o movimento central com as pedivelas.
- Garfo - Peça que aloja a roda dianteira, semelhante a uma forquilha, pois é formada por duas hastes paralelas. Nela se conecta o sistema de direção (volante e mesa) à roda dianteira, passando pelo quadro da bicicleta.
- Guiador (Guidom, direção, guiador (em Portugal)) - Peça tubular fixado no garfo e destinado a orientar a movimentação da bicicleta.
- Selim (sela, banco, coxim) - É o acento para a acomodação do ciclista.
- Corrente (correia) - Com um conjunto de elos metálicos e flexiveis é formado a corrente da bicicleta (corrente de roletes). A corrente faz a conexão entre a coroa fixada na pedivela e a catraca ou o cassete na roda traseira.
- Travão (trava, travão) - Equipamento de segurança da bicicleta. É acionado por cabos de aço através do manete de travão. Quando acionado o manete, sua força/pressão é transmitida através do cabo de aço para acionar os calços de travão fixados próximo ao aro das rodas que executam a travagem através da fricção de uma borrracha com o aro. Em bicicletas mais antigas, o travão esta presente na pedivela e no mecanismo do movimento central conhecido por freio contra pedal ou torpedo. Travões de disco: peça similar ao Travão a disco dos automóveis, com um disco instalado no cubo da roda e outro conjunto preso ao quadro ou ao garfo.
- Pneu - Peça constituída de protetores de lona e borracha que se encaixa no aro da roda. Recebe uma câmara tubular, também de borracha, que se enche com ar comprimido numa determinada calibragem para que suporte o peso associado da bicicleta e do ciclista juntos. Os pneus servem para amortecer as trepidações devidas às asperezas do chão.
- Cãmbio - (alavanca de câmbio, trocador de marcha, manípulo de mudança ) - É o comando do mecanismo de mudança das engrenagens das coroas e do cassete ou da catraca.
- Câmbio dianteiro - Sistema responsável pelas mudanças de marchas na bicicleta, com a passagem da corrente entre as coroas.
- Câmbio traseiro - Sistema responsável pelas mudanças de marchas na bicicleta, com a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca.
- Cassete - Conjunto de anéis dentados, fixados na roda-livre do cubo da roda traseira. Pelo cassete passa a corrente que esta interligada com a coroa (ou coroas) fixadas na pedivela.
- Roda livre - Peça que faz parte do cubo da roda traseira. Por ela passa a corrente que vem desde a coroa fixada na pedivela.
- Conduíte flexível o cabo de aço - Tubo destinado ao cabo de aço dos travões e dos câmbios.
- Manete do travão (maçaneta, manete de travão ) - Alavanca de freio destinado ao acionamento do mesmo.
- Garfo com amortecedor - Suspensão dianteira.
- Punho - (punho, luva) - Peça de borracha colocada nas extremidades do guidão para propiciar um maior conforto ao ciclista.
- Avanço - (cachimbo, suporte de guidão, avanço, canote, avanço de guiador ) - Peça que conecta o guidão ao tubo central do garfo.
- Movimento central - Peça instalada no quadro da bicicleta para a fixação das pedivelas.
- Pedal - Peça integrante da pedivela destinada a acomodar os pés do ciclista.
- Pedaleira com coroas ("z", monobloco, pedaleira ) - Peça que conecta o pedal ao eixo do movimento central. Coroa são ou anéis dentados fixados na pedivela. As pedivelas estão deslocadas entre si de 180°.
- Cubo da roda - O cubo é a peça do meio da roda, onde são presos os raios. Consiste num cartucho com rolamentos ou esferas e um eixo passando pelo meio. Este eixo é fixado no garfo e no quadro através de porcas ou blocante.
- Raio - São tirantes de aço rígido de pequeno diâmetro que terminam, por um lado nos cubos das rodas e por outro lado nos grandes aros (anéis) que acomodam os pneus.
- Espigão de selim (cano de selim, espigão de selim ) - Peça que se fixa no selim para o encaixe no quadro da bicicleta e que possibilita a regulagem de altura do selim.
- Amortecedor - O amortecedor é uma peça constituida de uma mola para absorver os efeitos da rodagem em superfícies irregulares.
- Guarda-lama (guarda-lama ) - Acessório que recobre a parte superior da rodas destinado a impedir o lançamento de cascalho ou lama em direção ao ciclista.
Ana M.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.