Tubeless é uma tecnologia que permite usar pneus sem usar câmara de ar. O tubeless pode ser alcançado e usado de varias formas: tudo certinho e direitinho, com aro e pneu tubeless, ou aro tubeless com pneu normal, ou então caso um aro para tubeless não seja opção através de um kit do tipo do "NO TUBES", e ter tubeless com aro normal com pneu normal ou aro normal com pneu tubeless.
Vantagens de usar tubeless:
- Melhor aderência, pois o piso do pneu molda-se melhor ao terreno, visto que os ombros do pneu não estão sobre pressão
- Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;
- Furos? Desde que o liquido antifuro esteja lá e seja trocado de 4 em 4 meses, a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem. Se o liquido antifuro não funcionar podem sempre remendar o pneu com remendos como se fosse uma câmara de ar. Snake Bites nem que quisessem, pois só acontecem se houver câmara de ar envolvida;
- Peso, na medida em que se pode poupar na ordem das 500gr no total;
Desvantagens:
- O preço;
Qual a diferença entre um pneu normal e um tubeless? Fácil, o pneu tubeless não permite que o ar o "atravesse". Por isso caso se queira usar um pneu normal este deve ser pelo menos de camada dupla (Dual Ply).
Os pneus INTENSE, IRC E HUTCHINSON normais não são recomendados para usar em tubeless, pois os ombros são fracos e podem ceder devido à força que o sistema tubeless provoca.
Detalhes de instalação noutro tópico em breve.
Aqui está o esquema:
Vantagens de usar tubeless:
- Melhor aderência, pois o piso do pneu molda-se melhor ao terreno, visto que os ombros do pneu não estão sobre pressão
- Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;
- Furos? Desde que o liquido antifuro esteja lá e seja trocado de 4 em 4 meses, a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem. Se o liquido antifuro não funcionar podem sempre remendar o pneu com remendos como se fosse uma câmara de ar. Snake Bites nem que quisessem, pois só acontecem se houver câmara de ar envolvida;
- Peso, na medida em que se pode poupar na ordem das 500gr no total;
Desvantagens:
- O preço;
Qual a diferença entre um pneu normal e um tubeless? Fácil, o pneu tubeless não permite que o ar o "atravesse". Por isso caso se queira usar um pneu normal este deve ser pelo menos de camada dupla (Dual Ply).
Os pneus INTENSE, IRC E HUTCHINSON normais não são recomendados para usar em tubeless, pois os ombros são fracos e podem ceder devido à força que o sistema tubeless provoca.
Detalhes de instalação noutro tópico em breve.
Aqui está o esquema:
1 - Pneu normal, encaixado no centro do aro, não permitindo baixas pressões e o pneu está sobre "pressão", com superfície do piso redonda;
2- Pneu tubeless ou normal, encaixado nas laterais do pneu, permite baixas pressões e o o pneu não está tanto sobre "pressão", tendo uma superfície de contacto com o terreno maior, aumentando a aderência.
2- Pneu tubeless ou normal, encaixado nas laterais do pneu, permite baixas pressões e o o pneu não está tanto sobre "pressão", tendo uma superfície de contacto com o terreno maior, aumentando a aderência.
Como retirar um pneu tubeless ?
- Desencher o pneu;
- Empurrar um dos ombros do pneu para fora da flange do aro começando na válvula para o resto da roda;
- Retirar o outro ombros empurrando-o até o ver e depois largando-o para ele sair;
- Retirar o pneu.
Como colocar pneus tubeless ?
- Molhar o aro com lubrificante recomendado ou água com sabão ;
- Colocar um dos ombros no aro ;
- Colocar o outro ombro no aro começando pelo lado oposto à válvula;
- Verificar se o pneu está bem colocado em toda a roda e se a válvula está entre os dois ombros do pneu;
- Encher o pneu até os dois ombros ficarem na posição certa, que será confirmada com o som deles a bater no aro;
- Usando a linha de aro, verificar se esta está paralela ao aro em toda a roda.
- Desencher o pneu;
- Empurrar um dos ombros do pneu para fora da flange do aro começando na válvula para o resto da roda;
- Retirar o outro ombros empurrando-o até o ver e depois largando-o para ele sair;
- Retirar o pneu.
Como colocar pneus tubeless ?
- Molhar o aro com lubrificante recomendado ou água com sabão ;
- Colocar um dos ombros no aro ;
- Colocar o outro ombro no aro começando pelo lado oposto à válvula;
- Verificar se o pneu está bem colocado em toda a roda e se a válvula está entre os dois ombros do pneu;
- Encher o pneu até os dois ombros ficarem na posição certa, que será confirmada com o som deles a bater no aro;
- Usando a linha de aro, verificar se esta está paralela ao aro em toda a roda.
Um pneu tubeless pode ser reparado no interior do pneu com qualquer remendo normal, caso o furo seja demasiado grande para o liquido anti-furo.
Se houver necessidade de remendar um pneu no meio do monte também se pode usar uma câmara de ar, retirando primeiro a válvula do aro, permitindo remendar depois o pneu em casa, com mais calma, seguindo as indicações anteriores.
Porquê que por vezes é difícil colocar um pneu ?
As dificuldades em colocar um pneu aparecem quando os diâmetros do pneu e do aro não coincidem perfeitamente.
Os aros têm uma tolerância de diâmetro de +/- 0.5mm. Cada altura da flange do aro tem uma tolerância de +/- 0.5mm, dando um total de tolerância de diâmetro de +/- 1.5mm ou 4.7mm sobre a circunferência. Isto corresponde a uma diferença circunferencial possível máxima de 9.4mm entre a flange maior e a flange menor.
O pneu tem de caber em ambos os extremos, logo para uma colocação segura o pneu tem mesmo de ser colocado no diâmetro mais pequeno permitido, pois centrar um pneu no maior diâmetro permitido pelo aro pode ser bastante difícil.
Quando o diâmetro do aro está na tolerância máxima e o diâmetro do pneu está na tolerância mínima, é difícil fazer os ombros do pneu encaixarem no topo das flanges do aro.
Solução:
Colocar um lado do pneu e encher um pouco o pneu, ou usar um pouco de agua para que o 2º ombro consiga entrar.
Quando o diâmetro do aro está na tolerância mínima e o diâmetro do pneu está na tolerância máxima, o pneu não consegue entrar no aro, por mais pressão ao agua que se lhe ponha. Esta situação pode ser resolvida centrando o pneu à mão com pouca pressão no pneu. Move o pneu enquanto a linha do aro não está paralela ao aro em toda a roda.
Alexandre Coutinho
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