Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jovem violada em ciclovia em pleno dia.

GNR da Póvoa de Varzim aconselha utilizadores a não circularem sozinhos.

Jovem violada em ciclovia em pleno dia

Uma mulher de 20 anos foi violada em pleno dia quando passeava de bicicleta na ciclovia que liga a Póvoa de Varzim a Famalicão, noticia o JN nesta quarta-feira.

É o segundo ataque no espaço de um ano. O caso, que aconteceu numa zona florestal de uma freguesia do interior da Póvoa de Varzim, já está a ser investigado pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.

A ciclovia que liga Póvoa de Varzim a Famalicão atravessa zonas «perfeitamente isoladas», pelo que os utilizadores «devem evitar» andar sozinhos, nomeadamente por questões de segurança, alertou fonte policial.

Fonte da GNR da Póvoa de Varzim sublinhou à agência Lusa que «há longos troços em que apenas se vê floresta e campos, onde não há qualquer habitação».

«É sempre aconselhável não andar sozinho, não só para prevenir crimes como esse, mas até por questões de saúde. Imagine que acontece alguma coisa e não há ninguém por perto?», acrescentou a mesma fonte.

Aquela ciclovia tem 38 quilómetros de extensão e resulta do aproveitamento de uma antiga linha de caminho-de-ferro.

Do lado de Famalicão, já está concluída há uma década, enquanto no lado de Póvoa de Varzim, onde terá ocorrido a violação, ainda decorrem obras, embora esteja igualmente transitável.

A Câmara famalicense manifestou «grande preocupação» pela violação da jovem e garantiu que vai sensibilizar os utilizadores da ciclovia para não circularem sozinhos.

«O episódio, apesar de não ter ocorrido no concelho, constitui motivo de grande preocupação para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que vai procurar sensibilizar os utilizadores da ciclovia para a absoluta necessidade de não circularem sozinhas», refere o Município, em comunicado.

Acrescenta que a ciclovia atravessa uma mancha florestal e rural «assinalável», existindo «muitas zonas isoladas e com pouco movimento de pessoas».

«É, assim, desaconselhável a utilização isolada do circuito, não só para prevenção de eventuais atos criminosos como o ocorrido, mas também para a ativação de respostas de socorro rápidas, em caso de queda ou doença», enfatizou o vereador para o Desporto, Leonel Rocha.

Também o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, afirmou que «a ciclovia em si não é perigosa», mas lembrou que há um «princípio básico» que deve ser sempre respeitado: «Nunca andar sozinho.»

«Falo com conhecimento de causa. Passo muitas vezes de bicicleta na ciclovia e nunca me aconteceu nada. É verdade que há zonas em que há apenas campos e mais campos, mas não a vejo como perigosa. Os perigos são iguais aos de quem anda na estrada ou num monte», disse o autarca.

Do total da ciclovia, 18 quilómetros estão no concelho de Póvoa de Varzim.

Inicialmente, estava previsto um investimento de 3 milhões de euros nesse troço, com o piso em asfalto, mas entretanto a Câmara decidiu reduzir aquele valor para metade, com a opção por um pavimento em terra compacta.

A intervenção deverá ficar concluída nos próximos meses.


MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.