Será que existe vantagens significativas no uso de meias de compressão no BTT/Ciclismo? Cada vez mais atletas tem a tendência para usar estas meias de compressão com o intuito de evitar a acumulação do ácido láctico evitando assim as possíveis cãibras.
Entre os “entendidos” da matéria não existe um grande consenso na utilização destas meias nas provas de BTT/Ciclismo, um estudo publicado em 2013 pelo Jornal Internacional de Fisiologia e Perfomance testou um grupo no uso destas meias.
Um grupo de trabalho realizou um estudo composto por 12 ciclistas onde realizaram testes, um com 15 minutos de duração com 75% de consumo de oxigénio e outro com a mesma duração mas desta vez com uma intensidade elevada. Foram analisados os seguintes dados, a frequência cardíaca, a potencia da pedalada, o nível do ácido lácteo no sangue, mediu-se o tamanho dos gémeos e por fim o nível de esforço de cada ciclista.
Chegaram a conclusão que não existe vantagens significativas no uso de meias de compressão na competição, muito devido ao resultado do estudo de apenas haver um decréscimo de 2% na frequência cardíaca durante os testes em que foi realizado o uso das meias.
No entanto existem outros estudos que relatam vantagens no uso destas meias para os ciclistas.
E vocês usam estas meias de compressão sempre ou só nas provas? E para quem não usa será que tem vantagens ou desvantagens o seu uso?
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.