Deslizam sem ruído, sem consumo de energia artificial e numa hora atravessam uma cidade como Lisboa, despertando a atenção de toda a gente com quem se cruzam. O novo conceito publicitário já chegou a Portugal e as bicicletas tendem a tornar-se numa forma eficaz de promover produtos ou acontecimentos.
O conceito é tão simples como pedalar: uma bicicleta comum, com algumas adaptações que possibilitem colocar-lhe um arco por cima, preencher a área interior das rodas e outros espaços com as faixas publicitárias previamente impressas e está montada a estrutura da campanha.
Desde janeiro que o conceito existe em Portugal, importado por três amigos que criaram a empresa ADVERT, em Lisboa, que dispõe, para já, de dez bicicletas prontas a desenvolver as campanhas publicitárias em duas rodas.
Além de não causar qualquer impacto na cidade, a marca promovida desta forma tem uma visibilidade total em redor (360º), acentuou Pedro Nogueira, sócio-gerente da empresa, ao Pedais.pt.
Um estudo da Associação Europeia de Publicidade Outdoor indica que, com recurso às bicicletas publicitárias, 61 por cento das pessoas que as vêem ficam a ter conhecimento de um evento, 53 por cento a conhecer uma loja, 52 por cento a saber de um novo restaurante e 47 por cento ficaram a saber que podem ouvir uma estação de rádio e outros 25 por cento conheceram um novo website.
Até agora, a empresa de ex-bancário Pedro Nogueira, 27 anos, e dos seu dois amigos só ainda realizou duas campanhas no país, numa altura em que o projeto está em promoção junto das agências de publicidade.
A ideia tenta associar várias facetas, com destaque para ausência de impacto no meio onde circula – quando comparado com viaturas automóveis ou até mesmo com placards – e causa agrado junto dos consumidores, por, para além das restantes vantagens, permitir a interação com o ciclista, que normalmente pára para falar com quem encontra e distribuir folhetos.
As possibilidades do uso das bicicletas na publicidade são muitas e uma das que está já a ser desenvolvida, por enquanto ainda sob reserva de divulgação, é o acordo com um município para que velocípedes publicitárias vão entregar a casa compras feitas pelos consumidores no respetivo mercado municipal.
O preço do aluguer de cada bicicleta é de 80 euros por dia (sem ciclista) e as campanhas podem ser encomendadas com 48 horas de antecedência.Pedais.PT
MM
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