Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Como limpar e substituir uma corrente de bicicleta.

Como está exposta à poeira e esforço constante, uma corrente de bicicleta precisa de cuidados. Faça um check-up periódico para  mantêr em funcionando adequadamente.
Ferramentas: alicates de ponta ou chave extratora de elos de corrente, panela rasa, pequena escova ou escova de dentes rígida, giz.
Materiais: querosene, óleo de motor, panos, elo mestre sobressalente ou corrente sobressalente de bicicleta de 1/8 ou 3/32 de polegada.
Tempo: cerca de meia hora a 1 hora, mais o tempo de secagem.
Limpeza 
Bicicletas com 3 marchas usam uma corrente de 1/8 de polegada com um elo mestre; bicicletas com 5 e 10 marchas usam uma corrente contínua de 3/32 de polegada. Ambos os tipos devem ser limpos regularmente. Examine como a corrente está instalada na bicicleta e desenhe-a se não estiver seguro de lembrar-se disso. Você deverá recolocar a corrente exatamente da mesma maneira após tê-la limpado.

Para abrir um elo mestre de uma corrente de 1/8 de polegada, puxe para fora o clipe retentor e remova a placa lateral plana.
Para abrir um elo mestre de uma corrente de 1/8
de polegada, puxe para fora o clipe retentor
e remova a placa lateral plana
Remova a corrente da bicicleta. O elo mestre de uma corrente de 1/8 de polegada possui placas laterais planas. Para abrir o elo mestre, puxe o clipe retentor com um alicate de bico; depois remova a placa lateral. Puxe o elo para fora da corrente para liberar as extremidades. Para remover uma corrente de 3/32 de polegada, empurre para fora um rebite de pino de corrente em qualquer parte ao longo da corrente. Alinhe um extrator de corrente com seu pino de rosca sobre um rebite; aperte o parafuso do extrator apenas o suficiente para empurrar o rebite através do centro da corrente mas deixe-o pendurado no lado oposto. A corrente se separará quando o rebite for afrouxado. Mergulhe a corrente em querosene em uma panela rasa. Esfregue-a firmemente com uma pequena escova rígida ou escova de dentes para remover toda a sujeira e óleo velho, e pendure-a para secar por cerca de 1 hora. Mergulhe a corrente limpa em óleo de motor, remova-a e limpe o excesso de óleo com um pano. Deixe a corrente secar até que pare de pingar. Para reinstalar a corrente, recoloque-a ao redor da roda dentada traseira e dianteira, exatamente como estava antes de tê-la removido. Recoloque o elo mestre nas extremidades soltas de uma corrente de 1/8 de polegada; recoloque a placa lateral e o clipe retentor. Reconecte as extremidades de uma corrente de 3/32 de polegada com um extrator de corrente, afrouxe o pino de rosca, alinhe-o sobre o rebite frouxo onde encontram-se as extremidades da corrente e aperte o pino de rosca. Ajuste cuidadosamente o rebite para alinhar-se exatamente a ambos os lados da corrente. Verifique a tensão da corrente para certificar-se se está correta; uma tensão incorreta pode ser perigosa. Em uma bicicleta com troca de marchas, a tensão da corrente é ajustada automaticamente; se você achar que a tensão está incorreta, leve a bicicleta a uma oficina. Bicicletas sem troca de marcha e com 3 marchas no cubo podem ser ajustadas manualmente.


Abra uma corrente de 3/32 de polegada em qualquer elo.
Abra uma corrente de 3/32 de polegada em
qualquer elo; empurre para fora um rebite de
pino de corrente com o pino de um extrator de corrente
Coloque um gabarito plano sobre as partes superiores das rodas dentadas traseira e dianteira. No ponto médio da corrente entre as duas rodas dentadas, a parte superior da extensão da corrente deve apresentar uma curvatura de cerca de 1/2 polegada abaixo da parte inferior do gabarito. Ajuste a tensão da corrente conforme o necessário. Afrouxe as porcas do eixo da roda traseira e mova a roda para frente ou para trás até que a curvatura esteja correta; depois aperte as porcas do eixo.
Correntes danificadas ou partidas
Se uma corrente de 1/8 de polegada se romper no elo mestre, substitua-o. Ajuste a corrente para posicioná-la corretamente, enganche o novo elo mestre através das extremidades soltas e aperte o elo. Uma corrente que esteja danificada ou rompida no meio, ou uma corrente de 3/32 de polegada danificada ou rompida deve ser substituída. Remova a corrente conforme explicado acima e leve-a até uma oficina; compre uma nova corrente do mesmo tipo. Para ajustar uma corrente nova à bicicleta, remova os elos conforme o necessário para ajustar a corrente ao comprimento adequado. Se a corrente antiga ainda estiver inteira, meça a nova corrente com o mesmo comprimento e marque-a com um giz. Se você não puder medir pela corrente antiga, confira o comprimento da corrente esticando-a no lugar ao redor das rodas dentadas traseira e dianteira, exatamente da mesma maneira que a corrente antiga estava instalada, com ambas as extremidades encontrando-se na roda dentada dianteira. Ajuste a corrente com a tensão adequada conforme explicado acima e encaixe as extremidades sobre as rodas dentadas para combiná-las com exatidão; marque o elo exato onde o elo de uma extremidade se encontra com a outra extremidade da corrente. Remova quaisquer elos excedentes da extremidade da nova corrente com um extrator de corrente. Substitua a corrente ao redor da roda dentada traseira e dianteira e una as extremidades com o elo mestre ou o extrator de rebites de corrente. Certifique-se de que o rebite de conexão esteja alinhado com ambos os lados da nova corrente.


Confira a tensão da corrente colocando um gabarito reto sobre as rodas dentadas traseira e dianteira.
Confira a tensão da corrente colocando um gabarito reto sobre as rodas dentadas traseira e dianteira; no ponto médio, a extensão superior da corrente deve apresentar uma curvatura de 1/2 polegada abaixo do gabarito. Ajuste a corrente para essa tensão conforme o necessário.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.