É inédito, tem quase 90 páginas e 41 trajetos definidos para dar uso ao pedal.
Assim é o guia publicado pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, que pretende promover as excelentes condições do destino algarvio para actividades ao ar livre, em especial para o ciclismo e cicloturismo.
Os percursos surgem organizados em três zonas (este, central e oeste) que abrangem todos os concelhos da região e estão segmentados por níveis de dificuldade, do mais fácil ao mais exigente, para que os leitores saibam quais escolher antes de se fazerem à estrada.
Para os que não têm muita prática, os três primeiros níveis são os mais aconselhados, pois o último nível (4) já requer mais perícia e esforço físico.
Ainda assim, os ciclistas regulares ou atletas de competição encontram um capítulo exclusivo com 16 zonas de subida para treino específico, onde distâncias, inclinação, altitude e desníveis estão devidamente assinalados.
Além da informação básica sobre os percursos, o utilizador encontrará um QR Code (código de barras bidimensional) para cada um deles, através do qual poderá aceder, a partir do seu dispositivo móvel, aos detalhes do trajeto que quer percorrer. “Trata-se da primeira publicação do género editada na região e surge um ano depois de termos começado a desenvolver o «Cycling & Walking» no Algarve, um nicho turístico relacionado com o produto Turismo de Natureza.
Com ela queremos mostrar que temos ótimas condições para a prática do cicloturismo e do ciclismo, responsáveis por vários milhões de viagens anuais na Europa”, afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
Com uma tiragem de 1.500 exemplares, para distribuição gratuita nas ações promocionais da RTA, esta publicação apela ainda à utilização da bicicleta para uma vida mais saudável e feliz enquanto leva os ciclistas a atravessarem a região por vias rodoviárias selecionadas.
O guia de percursos de ciclismo de estrada está enquadrado no «Cycling & Walking Algarve», um programa de reforço do destino no Turismo de Natureza com os objetivos de diversificar a oferta da região, aumentar a sua competitividade e captar fluxos turísticos nas épocas média/baixa.
O Turismo de Portugal, a Associação Turismo do Algarve, o Aeroporto de Faro, os municípios e as empresas de animação turística da região são os parceiros da RTA neste programa.
MM
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