Muito legal o vídeo do pessoal da Global Cycling Network sobre curiosidades que muita gente tem sobre o carbono utilizado nas bikes hoje em dia!
Confira abaixo os tópicos abordados e o vídeo:
– CARBONO NÃO É ADEQUADO PARA PILOTOS PESADOS – ERRADO
Com a tecnologia das montadoras hoje em dia, existem quadros e componentes feitos para todo tipo de piloto.
– TODO CARBONO UTILIZADO EM BICICLETAS DO MUNDO VEM DE 5 FÁBRICAS SOMENTE – VERDADE
– CARBONO DE ALTO MÓDULO SIGNIFICA BIKES DE MAIOR QUALIDADE – ERRADO
Com a alta tecnologia de hoje, cada componente é feito com um tipo de carbono ou com uma mistura de materiais diferentes para se obter rigidez, leveza e resistência.
(Veja o que significa carbono de alto módulo abaixo)
A classificação das fibras de carbono é bastante peculiar ao material, a partir do qual são obtidas. Sendo elas os tipos I – Alto módulo II – Médio Módulo e III – Baixo Módulo.
Os tipos são convenientemente explicados através da tabela abaixo.
Tipos de carbono e suas propriedades e características:
I-Alto módulo – Obtidas a partir do PAN (poliacrilonitrila conhecida pela sigla “PAN”.
Esta é semelhante ao acrílico) e do piche mesofase, apresentam resistência mecânica e a tensão, usada principalmente na indústria de autos, e na pesquisa eletroanalítica.
II- Médio Módulo – Obtidas principalmente a partir do PAN, resistência a tensão, baixa Massa específica, utilizada comumente na indústria aeroespacial, carros de corrida e na construção civil.
III- Baixo Módulo – Obtenção a partir do rayon e piche isotrópico apresentam resistência mais baixa principalmente à mecânica, densidade um pouco mais elevada, é utilizada como enchimento de plásticos e como aditivo de concreto, custo baixo.
– LUZ SOLAR ENFRAQUECE CARBONO –
ERRADO
O carbono foi feito para suportar altas temperaturas, e também existem quadros com pinturas que refletem o calor recebido, ou seja, não danifica o material, ou seja, não vai ser um solzinho que vai estragar o carbono.
– CARBONO NÃO PODE SER REPARADO –
ERRADO
Existem muitas empresas que fazem reparos de quadro, componentes e etc.
E que ficam em perfeitas condições para uso, claro que sua propriedade original não será a mesma.
– CARBONO É MENOS SEGURO DO QUE O ALUMÍNIO – ERRADO
Todo material utilizado de forma correta e para o uso destinado é seguro, a diferença é que cada um tem sua propriedade específica.
Em: https://revistaridebike.com.br/2016/05/02/curiosidades-sobre-o-carbono-nas-bikes-que-nem-todos-sabem/
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.