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quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Bicicletas em Amsterdam

Bicicletas em Amsterdam: vandalismo, roubo e reciclagem de bikes.

O que será que rolou aqui?
Em Amsterdam você irá ver bicicletas estacionadas por toda a cidade.
Evidentemente que nem todas ficam lá, certinhas. 
 Existem cerca de 700 mil bikes na cidade, das quais 100 mil são roubadas todo ano, e 25 mil delas terminam nos canais [Wikipedia].
Só que nem sempre elas saem de seu estacionamento, e vão sendo roubadas e detonadas lentamente, cada uma ainda fielmente aguardando onde seu ex-dono um dia a deixou.
Alguns até mudam de cidade, sem desatar a magrela, gerando um grande número de bikes detonadas pela cidade.
Dois finais tristes
Existem dois tipos principais de morte lenta: vandalismo e roubo de partes.
Babaquice, sendo um dom universal, também se manifesta por aqui na pura detonação de propriedade alheia.
O roubo mais comum é quando toda a sua bike se foi para não mais voltar, mas pode ocorrer também de apenas parte dela ter esse destino e ficar faltando um pneu/roda, um selim ou algum outro item. Roubo de selim não é muito comum, felizmente.
Luzinhas esquecidas é loteria: você pode tirar a sorte, mas as chances não estão a seu favor.
Mas apesar disso, a bicicleta é o meio de transporte dessa cidade, e do país todo.
Não há que desestimular ninguém sobre bikes em Amsterdam.
Apenas mostrar um aspeto curioso e prático do cotidiano de uma cidade que tem bicicleta correndo nas veias e artérias.
 Além disso, há boas notícias: o roubo de bicicletas na Holanda está diminuindo!
Agora, vamos ver como morrem (e renascem) algumas delas.

Vandalismo

Bikes Amsterdam
Essa roda já era
Os vandalismos mais comuns que eu encontro por aqui são pneus tortos e bicicleta dependurada pra dentro do canal.
É assim: quando a bike tá paradinha numa grade perto da água, de vez em quando pode vir um espírito suíno e pá, manda ela no canal.
Só que, como está presa pela corrente, ela não cai, e fica dependurada pra dentro do canal.
 Assim, ó:
Bikes Amsterdam
Pra quê isso?
Às vezes, a infelicidade dos donos ao menos resulta em fotos interessantes.
Por exemplo, perto da Central Station, achamos essas duas bikes viradas pro Het IJ (é o nome da baía na frente de Amsterdam).
Apocalyptic bikes
Dramático, hã? Duas bikes batalham ao pôr-do-sol.
Aliás, se você quiser, ou precisar parar sua bicicleta na Central Station de Amsterdam  aconselha-se uma das três coisas: use um estacionamento pago, vá com uma bicicleta muito velha ou, melhor ainda, não pare na Central Station.
Muito menos ilegalmente (ou seja, nos postes e grades), porque além de vândalos e ladrões, você terá de se entender com a sub-prefeitura do centro de Amsterdam, que remove regularmente os folgados (se sua bike sumiu, veja se não removida e colocada no Fietsdepot).
A propósito, os holandeses têm o conceito de "stationfiets", bicicletas de estação.
É a bicicleta que eles usam pra ir regularmente pra estação de comboio e deixar lá — às vezes pra viajar, mas também é comum as pessoas trabalharem noutra cidade e apanharem o comboio de manhã e de tarde.
Essa bicicleta é a mais detonada que eles conseguem ter.
Mas zoada mesmo.
Não só muitas vezes pintada de cores bizarras e conflitantes, mas caindo aos pedaços. 
 Quero dizer, em Amsterdam tem um monte de bicicleta velha, mas as stationfietsen são uma divisão à parte.
Roubo
Com a Carla aconteceu o típico, ou seja, a magrela ser levada toda de uma vez — deixar a corrente aberta e funcionando foi um bônus.
Mas mesmo depois que você compra aquelas correntes industriais com um cadeado que pesa tanto quanto um desses novos fuscas, ainda pode ser que você se dê mal. Existe o "roubo por partes".
Bikes Amsterdam
Esta bike da foto de cima, sumiu-se aos poucos, por partes.
Um dia foi a roda, noutro o selim, daí foram-se os pedais, e no fim restava praticamente o quadro, a única parte que estava presa à grade da ponte sobre o canal.
E um dia, havia-se ido, em partes, para o céu das bicicletas, ou mais provavelmente, pra algumas oficinas escusas espalhadas por Amsterdam.
As bikes mutiladas são abandonadas pelos seus donos e ficam lá, a decompor-se...
Bike detonada
Decomposição

Destino final das bicicletas...

As bicicletas que estão neste estado também são recolhidas, sem muita pressa, pelas sub-prefeituras de Amsterdam.
 Quando ela ainda está presa a algum rack, a bike ganha um aviso colado prevenindo do recolhimento iminente (e avisando onde recolher e deixando bem claro que travas arrebentadas não serão reembolsadas).
Mas muitos ex-donos (legais ou ilegais), em vez de abandonar as bikes, dão um enterro holandês a elas e as mandam para o descanso eterno sob as águas de algum canal.
E daí, resta à municipalidade dragar os canais de tempos em tempos pra evitar o assoreamento de bicicletas.
Não, sério!
Bike Amsterdam
Antes de mandar a bike no canal, veja primeiro se ele não tá congelado.

...ou não! Reciclagem de bicicletas!

Mas nem todas as bikes encontram destino tão drásticos.
Desde alguns anos, um português a viver em Amsterdam resolveu montar um negócio de bicicletas recicladas!
Ele monta bicicletas com o máximo de partes descartadas possível — de vez em quando ele tem de comprar algumas partes novas pra completar um serviço — e revende barato (e aluga também).
Ele faz modelos personalizados e, se você está aqui por um curto período, ele compra de volta de você (pagando até metade do preço) quando você deixar a Holanda.
M.M.

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