Rubens partiu de sua cidade natal, com roupa de escuteiro, para ir pedalando rumo à que era na época a maior metrópole do mundo. Rubens Pinheiro foi um sujeito inquieto desde criança, quando suas estripulias eram punidas com castigos que levavam suas mãos à palmatória.
Quando cresceu um pouco, o baiano manifestou seu anseio por liberdade com uma fuga mal sucedida de casa. Depois, aos 16, resolveu ir andando de Salvador até o Rio de Janeiro.
A andança abriu caminho para uma aventura ainda maior: um inédito percurso de bicicleta de Salvador a Nova York.
Uma façanha que pode até não parecer tão inusitada nos dias de hoje, não fosse um detalhe: Rubens fez isso 90 anos atrás. Era 15 Março de 1927 e faltavam cinco meses para o jovem completar 18 anos. Medindo 1,70 m e pesando 65 kg, partiu de sua cidade natal, com roupa de escuteiro, para ir pedalando até o que era na época a maior metrópole do mundo.
Ele acordou cedo, despediu-se da mãe e da irmã, e foi para a porta do jornal Diário de Notícias.
Com direito a fogos, curiosos e cobertura da imprensa, um grupo de mais de 100 ciclistas lhe fez companhia no início do trajecto.
Entre 1927 e 1929, pedalando na sua bicicleta da marca alemã Opel, Rubens Pinheiro percorreu o continente americano num trajecto sinuoso de mais de 18 mil km, atravessando a fronteira de 11 países.
Ler historia completa em: https://www.bol.uol.com.br/esporte/2019/04/21/a-incrivel-historia-do-adolescente-baiano-que-pedalou-de-salvador-a-nova-york-90-anos-atras.htm
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.