Powered By Blogger

terça-feira, 5 de novembro de 2019

A incrível história do adolescente baiano que pedalou de Salvador a Nova York 90 anos atrás..


Rubens Pinheiro na chegada em Nova York - ARQUIVO FAMÍLIA
Rubens partiu de sua cidade natal, com roupa de escuteiro, para ir pedalando rumo à que era na época a maior metrópole do mundo. Rubens Pinheiro foi um sujeito inquieto desde criança, quando suas estripulias eram punidas com castigos que levavam suas mãos à palmatória. 
Quando cresceu um pouco, o baiano manifestou seu anseio por liberdade com uma fuga mal sucedida de casa. Depois, aos 16, resolveu ir andando de Salvador até o Rio de Janeiro. 
A andança abriu caminho para uma aventura ainda maior: um inédito percurso de bicicleta de Salvador a Nova York. 

Uma façanha que pode até não parecer tão inusitada nos dias de hoje, não fosse um detalhe: Rubens fez isso 90 anos atrás. Era 15 Março de 1927 e faltavam cinco meses para o jovem completar 18 anos. Medindo 1,70 m e pesando 65 kg, partiu de sua cidade natal, com roupa de escuteiro, para ir pedalando até o que era na época a maior metrópole do mundo.
 Ele acordou cedo, despediu-se da mãe e da irmã, e foi para a porta do jornal Diário de Notícias. 
Com direito a fogos, curiosos e cobertura da imprensa, um grupo de mais de 100 ciclistas lhe fez companhia no início do trajecto. 
Entre 1927 e 1929, pedalando na sua bicicleta da marca alemã Opel, Rubens Pinheiro percorreu o continente americano num trajecto sinuoso de mais de 18 mil km, atravessando a fronteira de 11 países.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.