Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de março de 2020

Será que a minha bike já vem com Tubeless?

Acabei de comprar uma bicicleta. Será que vem com Tubeless?

Se acabaste de ler na lateral dos pneus “Tubeless Ready” e acreditas que oferece todas as vantagens desta tecnologia, o mais provável é que não seja bem assim...
Acabei de comprar uma bicicleta. Será que vem com Tubeless?
Será que a minha bike já está com o tubeless a funcionar a 100 por cento? 
Esta é uma pergunta frequente quando se compra uma bicicleta nova, já que grande parte das bicicletas que se vendem hoje em dia, especialmente de gama média e alta, incluem de série pneus marcados como "Tubeless Ready"
Significa isto que a bicicleta já está preparada contra os furos? 
A resposta, salvo raras excepções, é não
Somente algumas marcas de bicicletas, como por exemplo a Pivot, a Niner ou a Yeti, trazem em alguns modelos a pedido o sistema tubeless na íntegra.
Desde que uma bicicleta é montada na fábrica até chegar à loja para ser montada, depois de ter viajado num contentor por inúmeros países, é normal que passem mais de dois meses (na melhor das hipóteses), e por vezes desde a fase de montagem até à venda efectiva passa um ano ou mais.
Um sistema Tubeless ou Tubeless Ready requer líquido selante para funcionar corretamente e não perder ar (embora mais cedo ou mais tarde, inclusivé com líquido, voltará a perder alguma pressão). 
O grande inconveniente deste líquido é que com o passar do tempo este vai secando e perdendo a sua capacidade de reter o ar, especialmente se a bicicleta está parada e sem rodar durante períodos prolongados, acabando por se acumular no fundo do pneu e formando uma pasta de latex e materiais sintéticos. 
Portanto, não faz sentido que as bicicletas novas venham de fábrica com líquido selante pois este iria acabar por ficar concentrado no fundo do pneu, sendo necessário desmontá-lo, limpar o seu interior e voltar a enchê-los com líquido novo, com o custo acrescido de tempo e dinheiro que isso implica.
 É por isso que geralmente e independentemente do tipo de rodas e de pneus que monte, vêm de série com câmaras de ar. 

SENDO ASSIM, O QUE É PRECISO PARA TORNÁ-LAS REALMENTE TUBELESS?

A maioria dos fabricantes de bicicletas inclui de série pneus preparados para tubeless e assim facilitam o processo de conversão ao sistema Tubeless Ready e não ter de investir num conjunto de pneus novos, com um custo bastante elevado. 
Neste ponto, cada marca tem a sua visão distinta sobre o tipo de peças a incluir ou não na compra da bicicleta. 
Um sistema Tubeless Ready consta de 4 componentes:
1. O próprio pneu
2. Uma fita de aro específica para selar o ar
3. Uma válvula Tubeless
4. O líquido selante
O mais habitual é que, se a nossa bicicleta nova traz pneus Tubeless Ready, geralmente inclui duas fitas de aro suficientemente resistentes para selar o ar e o líquido e evitar que se escape entre as cabeças dos raios. 
Também é normal incluírem as válvulas numa caixa separada, que só devemos colocar depois de - obviamente - retirar as câmaras de ar. 
Onde não existe consenso é na questão do líquido selante, já que não é habitual encontrá-lo na caixa de acessórios da bicicleta, embora cada vez mais marcas o façam (em pequenas garrafas, uma por roda), juntamente com as fitas para o aro e válvulas. 
Para saber se a nossa bicicleta traz incluídos estes componentes ou não, o mais prático é perguntar ao dono da loja ou ao mecânico da mesma. 
Eles saberão melhor do que ninguém responder a esta dúvida. 

E SE AS MINHAS RODAS E PNEUS NÃO SÃO TUBELESS READY?

A boa notícia é que, em regra, as nossas rodas são compatíveis e não teremos de as substituir (e melhor ainda se o orifício para a válvula for fino (Presta).
 Se for um orifício grande (Schrader) existem menos kits de conversão compatíveis no mercado). Portanto, aqui a solução passa por investir num kit de conversão, cujo preço ronda os 25 a 50€. 
Além disso, tens de comprar uns pneus Tubeless Ready, cujo preço ronda os 40 a 70€ dependendo da marca, tipo de composto, carcaça, etc. 
O que não devemos fazer em tempo algum é mudar as válvulas e introduzir líquido selante se nem o aro nem o pneu estão preparados, pois o ar e o líquido sairão pelos orifícios. 
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.