Powered By Blogger

terça-feira, 7 de maio de 2019

Shimano lança o primeiro grupo dedicado a bicicletas de gravel.

O GRX estará disponível com múltiplas opções, incluindo sistema de transmissão simples e duplo, mecânico ou com mudanças eletrónicas, 11 e 10 velocidades, sistema integrado para estrada e uma gama alargada de andamentos para se adaptar aos mais diversos estilos de gravel e de ciclismo de aventura.
Shimano lança o primeiro grupo dedicado a bicicletas de gravel: o GRX
Tendo em conta todo o processo com pesquisas detalhadas, testes e desenvolvimentos, adicionando o feedback dos testers no terreno nos mais diversos segmentos e níveis de competição, a Shimano introduz no mercado uma nova série denominada como GRX, uma família de componentes para gravel / aventura desenvolvidos para os mais diversos estilos de ciclismo e terrenos.  
O GRX apresenta-se com as séries RX800, RX600 e RX400, transmissões de 1x11vel., 2x11vel. e 2x10 vel. e sistemas de comutação mecânicos ou Di2, o que permite ao ciclista tirar o melhor partido da sua experiência nos mais diversos terrenos e explorar mais além dos seus limites habituais.

OS COMPONENTES

Entrando mais em detalhe, o GRX inclui três opções de cranques: 1x11, 2x11 ou 2x10, mudanças da frente e mudanças de trás, sistema de travão de disco com uma manete de travão secundária para topo de guiador e manetes STI hidráulicas, com opções de comutação mecânicas ou Di2.
Nos componentes GRX estão presentes tecnologias da Shimano utilizadas no desenvolvimento dos produtos de BTT e de estrada de modo a garantir uma excelente estabilidade e precisão de comutação. Com o GRX o resultado final é um sistema de transmissão suave e rápido, especialmente desenhado para as características únicas dos terrenos de gravel, nas posições de condução em cima da bicicleta e estilos de bicicleta.
Para simplificar, o Shimano GRX vai utilizar correntes e cassetes de BTT (Deore XT, SLX ou Deore) e estrada (Ultegra, 105, Tiagra) existentes na gama. Além do líder de categoria Shimano GRX série 800, existem componentes de 11vel. mais acessíveis, pedaleiro e manípulos da série 600 que podem ser combinados com produtos da série 800, e pedaleiros, mudanças e manetes ST de 10 velocidades. Isto significa que podemos conseguir efectuar diversos tipos de montagem de bicicleta com diferentes níveis de valores. 

PEDALEIROS GRX

Desenvolvidos para lidar com os mais diferentes tipos de terreno e diferentes estilos de ciclismo, toda a gama foi aumentada com 2,5mm na linha de corrente para garantir um aumento na distância, o que permite a montagem de pneus mais largos. Os pedaleiros simples GRX têm apenas necessidade de trabalhar com sistemas de comutação traseiro (cassetes RX800/RX600 40D ou cassetes RX800 de 42D), para melhorar a retenção e evitar ressaltos em terrenos mais acidentados, além disso as rodas pedaleiras utilizam a tecnologia Shimanos Dynamic Chain Engagement toothExiste ainda um pedaleiro duplo GRX RX810 com uma diferença de 17D, com a sua relação de andamentos 48-31D, e que é neste momento o rácio de mudança mais largo, que junto com os pedaleiros duplos RX600-11/10vel. com opções 46-31D, garantem uma vasta gama de andamentos ideais para lidar com as subidas e descidas mais agrestes.

DESVIADOR DIANTEIRO

Os desviadores dianteiros Di2 (FD-RX815) ou mecânicos (FD-RX810/RX400) foram desenvolvidos para funcionar com uma maior linha de corrente (2,5mm) para suportar pneus mais largos (medidas até 42mm). Isto significa que as mudanças da frente GRXdevem ser combinadas com os pedaleiros duplos com linha corrente +2,5mm. Todas as mudanças da frente foram desenvolvidas para garantir as melhores performances de comutação. As mudanças da frente ShimanoDI2 podem ser perfeitamente ajustadas usando os controles integrados do sistema Di2, enquanto que a mudança mecânica,com uma passagem extremamente suave, traz uma construção de fixação de caboque permite ter mais opções de passagem do mesmo e um parafuso de ajuste de tensão para uma comutação mais precisa.

DESVIADOR TRASEIRO

Adoptando a tecnologia introduzida em 2018 com a mudança Shimano traseira RX, as mudanças GRX Di2 (RD-RX815/RX817) ou as mecânicas (RD-RX810/RX812/RX600) foram desenhadas para funcionar com passagens suaves, silenciosas e confiáveis nos terrenos mais acidentados, com o sistema estabilizador denominado SHADOW RD+, que permite aumentar a tensão da corrente, evitar ruídos na escora e ressaltos na cassete, melhorando desta forma a performance de passagem das mudanças. O GRX chega ao mercado com 4 opções de mudança traseira dependendo da cassete ou do modo de comutação que se pretenda utilizar. Um ciclista que utilize uma cassete 11-30/34D da gama Ultegra, 105 ou Tiagra irá precisar de utilizar uma mudança com caixa mais curta, a mudança Di2 RD-RX815 ou a mecânica RD-RX810, enquanto que ciclistas que utilizem cassetes 11-40/42D das gamas Deore XT, SLX ou Deore necessitam de uma instalar uma mudança de caixa mais longa, Di2 RD-RX817 ou mecânica RD-RX812. Ambas têm um racio de passagem muito semelhante às mudanças de trás para estrada da Shimano.

MANETES STI GRX

Com uma ergonomia desenvolvida especificamente para o gravel (Di2: ST-RX815 ou Mecânica: ST-RX810/RX600/RX400, ST-RX810-LA) e características muito específicas - tais como, um eixo da manete travão que foi reajustado com +18mm para melhorar o apoio natural da mão, alavanca de travão melhorada para melhorar o apoio dos dedos, um repousa-mãos com uma nova textura anti-derrapante -,   existe uma maior aderência na manete em terrenos mais acidentados.
Para se conseguir a integração de espigões telescópicos no estilo Gravel, a Shimano desenvolveu especificamente uma manete mecânica esquerda GRX ST-RX810-LA para travão hidráulico que quando utilizada com o sistema de transmissão simples 1x11 dá a possibilidade de controlar o espigão de selim telescópico com o mesmo formato e ergonomia da manete direita. Assim o cockpit fica com um aspecto ‘arrumado’.
A Gama SHIMANO GRX inclui, contudo, conjuntos de manetes de travão hidráulico nas séries RX800 e RX600 sem a opção de controlo remoto. A manete esquerda Di2 1x11 (ST-RX815) inclui 3 botões de operação (2 botões laterais e um no topo do repousa-mãos) para funcionar com equipamentos de terceiros como por exemplo luzes ou outros acessórios computadorizados.

SISTEMAS DE TRAVAGEM GRX

A preocupação primária de um ciclista gravel é garantir que tem potência de travagem para controlar a velocidade em curvas acentuadas e descidas mais íngremes. E é por isso que a série topo de gama RX800 vai oferecer uma variante de travão hidráulico ( ST-RX815) que integra tecnologia ‘Servo Wave’ proveniente dos sistemas de montanha da Shimano. Esta tecnologia permite obter maior potência de travagem com grande capacidade de modulação quando se pretende um ciclismo mais agressivo. Com esta tecnologia basta um ligeiro toque na alavanca de travão para fazer acionar o travão. Estarão disponíveis no mercado as opções RX810 ou RX600 e RX400 para quem preferir apenas instalar um bom sistema de travão confiável mais acessível em termos de valores sem a opção ‘servo Wave’. 
A adicionar à gama de travões, existe uma manete secundária para travão de disco (BL-RX812-L/R) que se conecta ao circuito principal de travagem na bicicleta na frente ou atrás. Esta manete de travão está desenhada para ser instalada no topo da haste de guiador próximo do avanço, o que permite ao ciclista ter uma opção de travagem quando pedala com as mãos colocadas no topo do guiador.
As pinças de travão GRX(BR-RX810/400) seguem o design Flatmount da Shimano utilizado na estrada de modo a conseguir uma melhor performance de travagem, com funcionalidades de excelência tais como o sistema de sangramento one-way bleeding, pastilhas e discos com tecnologia ICE TECHNOLOGIESque permite uma maior eficiência na dissipação de calor e arrefecimento do sistema de travagem.

CONJUNTO DE RODAS ESPECÍFICAS PARA GRAVEL

Para completar a experiência, a Shimano entrou por completo no espírito do gravel apresentando um conjunto de rodas inspiradas para Gravel/aventura, com eixo passante de 12mm nas medidas de 700C e 650b (WH-RX570-TL-F12/R12), tubeless ready. Estas rodas foram desenvolvidas para garantir um equilíbrio entre peso, rigidez e durabilidade com uma largura de aro  interior de 21,6mm e altura de aro de 22mm.
De um modo geral, o GRXcom as suas múltiplas opções e especificações, pretende atrair ciclistas de todas as disciplinas.
Em termos de disponibilidade, as versões mecânicas chegam à Europa em junho e as eletrónicas em setembro. Poderás saber mais clicando AQUI
A Shimano é distribuída no nosso país em exclusivo pela Sociedade Comercial do Vouga. 
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.