Powered By Blogger

terça-feira, 2 de julho de 2019

Os Picos de Lisboa - Evento Solidário

Nenhuma descrição de foto disponível.
Evento Solidário para Angariação de Donativos para a Matilde.. "Um bebé especial"

Infos em: https://m.facebook.com/Matilde-uma-beb%C3%A9-especial-320629462202840/

Os donativos podem ser feitos directamente para a conta especificada na página de Facebook (preferêncialmente), ou na manhã do "Evento"

Será um evento de estrada, extremamente duro, com passagem nos pontos mais altos do Distrito de Lisboa...Mas aberto a todos! Não é necessário fazer o percurso todo :)
Navegação por GPS
Track disponível em:
https://www.strava.com/routes/19943813
Partida por volta das 7:30 em São Domingos de Benfica, junto à pastelaria "O Califa"
https://www.google.com/maps/place/Califa/@38.7470256,-9.1889356,15z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0xdf7b78cafa16ea63?sa=X&ved=2ahUKEwjYso7d0pPjAhVj5OAKHXRcCJQQ_BIwCnoECA8QCA

Tivemos de retirar as passagens na Lourinhã e Montejunto para não tornar a volta demasiado longa e quase impossível de terminar para o comum mortal :)

A rota foi inspirada no seguinte artigo:
http://montanhasdeportugal.blogspot.com/2012/12/lista-das-elevacoes-do-distrito-de.html

Sumário dos Picos:

1- Forte de Monsanto
Na cidade e concelho de Lisboa o ponto mais elevado fica situado em Monsanto, no forte de Monsanto na freguesia de Benfica, atinge os 228 metros de altitude e os 111 metros de proeminência topográfica.

2-Serra de Carnaxide
O ponto mais elevado do concelho de Oeiras fica na encosta (embora muito perto do cume) de uma colina na "serra de Carnaxide" cujo topo já fica na freguesia da Venteira (Amadora).
A cota máxima atingida dentro do concelho de Oeiras, na freguesia de Carnaxide é de 198 metros embora esta colina atinja os 212 metros na Venteira.

3-Peninha
O ponto mais alto do concelho de Cascais encontra-se também nesta zona, de facto o limite do concelho de Cascais passa a escassas dezenas de metros da Peninha e o ponto mais alto deste concelho a 463 metros de altitude não é um cume, mas apenas a parte da encosta quase a chegar à Peninha que já se encontra no concelho de Sintra e que com 467 metros de altitude é ela própria apenas um cume secundário do Calhau dos Corvos.

4-Castelo da Venda do Pinheiro
Na parte sudeste do concelho de Mafra encontrámos o ponto mais alto deste concelho Atalaia com 431 metros de altitude e 205 metros de proeminência situado entre as freguesias de Venda do Pinheiro e Sto Estêvão das Galés perto da Asseiceira Pequena e do Casal da Panasqueira. Uma pequena torre nesta elevação é chamada por vezes de "Castelo da Venda do Pinheiro".

5-Serra do Socorro
O ponto mais alto do concelho de Torres Vedras fica situado junto à capela da Srª do Socorro, de facto apesar da capela ser considerada parte da freguesia de Enxara do Bispo (concelho de Mafra) esta fica exatamente no ponto onde convergem os limites das freguesias de Dois Portos (Torres Vedras), Turcifal (Torres Vedras) e Enxara do Bispo (Mafra). Com 395 metros de altitude e uma proeminência topográfica de 230 metros esta elevação é a mais alta do concelho de Torres Vedras e uma das mais altas do concelho de Mafra.

6--Forte de Alqueidão
No concelho de Sobral de Monte Agraço encontrámos o ponto mais elevado do distrito de Lisboa fora das serras de Montejunto ou de Sintra, trata-se do Alqueidão que conta com 442 metros de altitude e com uma proeminência topográfica de 260 metros, é a terceira elevação mais proeminente do distrito só ultrapassada pelo Montejunto e pela Cruz Alta.
No topo desta elevação existem diversos fortes como o forte de Alqueidão, do Simplício e do Trinta. Estes fortes fizeram parte da primeira das linhas das Torres, linhas de defesa dos exércitos anglo-lusos que tiveram um papel importante durante as invasões Napoleónicas.

7--Forte da Carvalha
O ponto de cota mais elevada do concelho de Arruda dos Vinhos é a Carvalha junto à aldeia com o mesmo nome na freguesia de Santiago dos Velhos. Esta elevação atinge os 395 metros de altitude e possui uma proeminência topográfica de 87 metros. No seu cume situa-se o forte da Carvalha, em forma de estrela que fazia parte da primeira das linhas das Torres.

8--Boieiro
No concelho de Vila Franca de Xira a elevação que atinge maior altitude tem o nome de Boieiro e fica situada na parte mais ocidental da freguesia de S. João dos Montes relativamente perto do limite com o concelho de Arruda dos Vinhos, junto à pedreira de Vila Franca de Xira, ao parque industrial de Sucatas e ao forte do Casal do Cego. Esta elevação atinge os 378 metros de altitude e possui uma preminência modesta de 35 metros.

9--Cabeço de Montachique
O cabeço de Montachique constituí o ponto mais alto do concelho de Loures com 409 metros de altitude e 162 metros de proeminência topográfica.
Apesar de ser uma elevação relativamente desconhecida, muita gente passa mesmo ao lado deste cabeço, uma vez que a A8 passa na encosta desta elevação, relativamente perto da zona mais alta.

10-Montemor
O ponto mais elevado do concelho de Odivelas não é o topo de nenhuma serra ou colina mas sim uma parte da encosta da Serra Chã, em Caneças que atinge os 350 metros muito perto do Alto do Espojeiro (352 metros) e de Montemor (357 metros), no entanto o cume destas elevações já faz parte do concelho de Loures.
O topo de colina mais elevado do concelho será porventura a Bica com 313 metros, situada perto do Bairro Novo das Fontaínhas na Ramada.

11-A-da-Beja
No concelho da Amadora o ponto de cota mais elevada fica situado em A-da-Beja na freguesia de S.Brás no monte do Depósito de Água perto da rua Fernando Maia. Esta elevação atinge os 274 metros de altitude e uma proeminência topográfica de 40 metros.

Até domingo!
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.