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sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Sistema de travagem Wireless para bicicletas.



Como já tive a oportunidade de referir em alguns artigos, eu sou um amante e praticante de BTT e ciclismo. Além do mundo da tecnologia, as bicicletas ocupam um lugar de destaque no meu dia a dia e sempre pensei como seria juntar a tecnologia às bicicletas (aproveitando que agora  as bicicletas estão muito na moda em Portugal…é o hype!). Recentemente apresentamos aqui as bicicletas STARKE que possuem portas USB para carregar dispositivos.
E se a sua bicicleta deixasse de ter cabos?





Depois de uns bons anos de árduo trabalho, investigadores de Universidade de Saarland, na Alemanha, anunciaram recentemente um sistema de travagem baseado na tecnologia wireless. Segundo Holger Hermanns, responsável pelo projecto e professor de Sistemas Confiáveis ​​e Software, “o sistema consiste num transmissor de toque que emite sinais para o sistema inteligente de travagem. Quanta mais pressão o utilizador exercer sobre o transmissor localizado no guiador (nos punhos), mas brusca será a travagem”. Apesar de considerar que a tecnologia rádio não é a tecnologia perfeita para transmissão de dados, Holger Hermanns acredita que com a evolução tecnológica e mais investigação nesta área, poderá levar este tipo de sistemas a carros, comboios, aviões, etc.







Num comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Saarland aqui, podemos ler que este sistema é 99,999999999997% eficiente. Isto significa que num trilhão de tentativas o sistema de travagem pode ter no máximo três falhas”. O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos! Isto significa que a uma velocidade de 30 Kms/h, o ciclista apenas tem de reagir a dois metros antes de chegar à situação de perigo.

Holger Hermanns refere  que o sistema não é ainda perfeito e que a equipa continuará a evoluir o projecto. Este projecto foi financiado pela Fundação de Investigação Alemã  no campo “Automatic Verification and Analysis of Complex Systems (AVACS)”

                      MM

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