Boas, andei a navegar na net e vi esta publicação que achei muito importante para todos, assim transcrevi-a por completo.
Fiz esta semana a manutenção de inverno das minhas enduro e decidi tirar umas fotos (desculpem a má qualidade lol) para quem queira fazer em casa. É muito
fácil fazer. Apenas precisam de uma chave de cones 13, uma chave de bocas 17, martelo de borracha e massa consistente qb.
Então aqui vai como eu desmonto a roda traseira das mavic crossmax enduro:
1º- Do lado do travão de disco existe uma porca e contra-porca. Antes de desmontar alguma coisa certifico-me que estão apertadas usando as duas chaves, e
apertando se necessário. Este passo é para evitar que quando desaperte do lado do cepo, o eixo possa rodar, e porque geralmente não preciso de mexer na porca
e contra-porca.
2º- Com a chave de cones 13 na contra-porca do lado do disco e a chave 17 na porca do lado do cepo desaperto a porca totalmente.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sOiaauAYDWWkGlbuguWwEWDThvBEP5ASM82up-4hzdMvZDMu7k82NCgWI5etIcILYIlg6uqWUxG4aS977Ud4H5nlwwIalarqdAufpkgsQkazlPRj216c8y=s0-d)
3º- Com um martelo de borracha dou uma pequena pancada no lado do cepo. O eixo vai sair pelo lado do disco, mas o rolamento fica preso.
4º- Depois de tirado o eixo basta puxar o cepo para fora. Em principio os linguetes não devem saltar, mas por prevenção tenho um pouco de cuidado.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uQ92YI-tGRrVTzAp6svuqrDrNku057rPmyWguSguZbNeMBX23xZw4k0IVb0gUsdyD8nAWzDn2bUpB5jnNvGPqedLO1_n39MiJInsSDarz_aUbi0NBLIqU=s0-d)
5º- Aqui retiro com cuidado os linguetes. Basta puxa-los ligeiramente para fora que eles saem. Muito cuidado com as molas, apesar de elas estarem presas aos
linguetes podem facilmente saltar.
6º- No eixo do cepo existe uma borracha. Normalmente retiro-a para a limpar.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u4sEJm8yd08XvyusXZE_h8r0bGCwdVoZmt-J2mA6WmsO1x7UiUxrY1Ixu4d1fEFkjzUwUTlyOtujB6kCAPnDVOh_0S2Gb_25yxJGyfQxiueuvSObNieg=s0-d)
7º- Existem 3 rolamentos nesta roda: um do lado do disco, outro do lado do cassete, e o outro metido dentro do cepo que retiramos no passo 4.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vVSgRucBkCWQQppZWkNeNnksLRgL3j2gAhBdFHdXVPmBpb76Tr-3avm0SoBakqqcj7QUT-IVK7wkMMgz7Crr5QlOYGDwWrQpvmfIws9H7ezHgrAo5XkK8=s0-d)
Para aceder a este ultimo rolamento utilizo a cassete, uma chave de cassete e a chave 17 como mostra a foto.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tVThOCBxwMyzYDzZaDieueRF-deuv8GvVWkyO1UshNWGGvA7SAt_lGI7PTylINYQX0nO63a7a7ExSyQUHyW7E4VOpBFjq1hSvqBZaOPtyXmm80ItTcRa3L=s0-d)
Desapertando esta porca ficamos com o rolamento á vista.
8º- Nesta altura temos todos os rolamento á vista, e o necessário para fazer uma limpeza e lubrificação está desmontado. Se houver algum rolamento gripado é
tirá-lo neste momento.
Limpe o interior do cepo, o eixo, o cubo, os linguetes e os rolamentos. Eu costumo tirar a borracha vedante dos rolamentos (como mostra a foto)e colocar
massa consistente no interior. Na foto mostra uma chave de fendas, porém uso o bico de um x-acto do lado contrário ao da lamina. Isto exige muito cuidado,
pois é muito fácil danificar a borracha. Se danificar a borracha, o rolamento perde a protecção á água, por isso se achar que pode danificar alguma coisa o
melhor é não mexer.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vxV7ptYBd7fL_gjUrhmCKYZadiqd1mxsqYDWJSHGEHaiIadeOSmre3K2BNSkC3pahdORJ_BqejKoT5Vownpd5cEupODCJSVZRUAPFZJvyEHISsBIT9byax=s0-d)
9º- Hora da montagem. Aperte a porca do cepo 8(a do passo 7), colocando massa consistente no interior se quiser. Coloque a borracha do passo 6, e coloque
massa consistente á sua volta.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s--RIUV_pbnmYPhhpJ7W8XcsYaulHyO25veyUcYFk3KFcoF86RgmeYx7CtwaYOoRVjFq_q7t8MzE8B39Zv55cO8nfDzZc_nPa-zT9_jGDz1RSqQV910jQ=s0-d)
Coloque os linguetes, certificando-se que as molas ficam na posição correcta. A mola deverá ficar encaixada num buraco existente no corpo do cubo para isso.
Normalmente deito umas gotas de oleo nestes.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v5YguJHogdquxDWyh3ENs-PUC7VQ5aX0QIb-z3gqZO0QfYRCXdop82tsKHo29Uhn34grb2AXOoW2cfBFSt8MAJatK2YOu6xuztS2vs9tk1t3XOzDIqP_3b=s0-d)
Depois coloco o cepo. Para tal aperto os dois linguetes com uma mão e empurro-o para dentro com a outra.
Coloco massa consistente no eixo, especialmente no plástico do lado do disco.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vIsvLbQ4knL7Pzw633bsnVgVCtsuIqq4mJYC_1711Fo-vx5FUVAkGJ27oFZFdkm2VCwZC03Ekyusedu3UmDeTgzpAPYz5e1fi3OzH2WIe9YKyvaGWLa_F5=s0-d)
Volto a enfiar o eixo normalmente, dando-lhe no final uma pequena pancada com o martelo para ele encaixar totalmente.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t8CSTvaRv41wPSwUrADijfxuzjm2RXwConhaPu4kgyZEBwG77kBawkoynwmrS0pcsaYDH1lT7LEaVpfSjiceYT7zFJ52TJewB-mJOTdx5_yEyOxfIoEQiA=s0-d)
Depois é só colocar a porca do lado do cepo e apertá-la.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vdJt0es8kDWNjpu4AS60Za9AB5WkH7a20eDZWRLICmIemZtpSfN46u8RLBQ7NSNpo87wy_b2XzFNaIdwhLfLpeyCd8TDlU_S38CcmNVyCLZvrtWfAnMQ=s0-d)
Aqui é preciso ter atenção que ela deverá ficar apertada mas não pode "prender" os rolamentos. Rode o eixo. Se o sentir apertado, terá que desapertar um
pouco ou utilizar a porca e contra-porca do lado do disco para controlar esse aperto.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uh6K668NBRhREqGXFZsLvAIZgA7BiCcX0ddLqdG_ABCvmDVWkNq9GD9KGeGEaUMKi6-G1vq4zLfa1JRYQ6-L2Ni5Qy4Dhvv1QuYvcW2M-vPdt_eKCuAsVZ=s0-d)
E está!
Na roda da frente basta desapertar a porca e contra-porca de um dos lados, a tal pancada para o eixo sair e têm os rolamentos á visto. É limpar, lubrificar e
montar, tendo os mesmos cuidados que na roda de trás.
O cepo das enduro é igual ao das xl/sl, a diferença está no aperto do eixo.
fácil fazer. Apenas precisam de uma chave de cones 13, uma chave de bocas 17, martelo de borracha e massa consistente qb.
Então aqui vai como eu desmonto a roda traseira das mavic crossmax enduro:
1º- Do lado do travão de disco existe uma porca e contra-porca. Antes de desmontar alguma coisa certifico-me que estão apertadas usando as duas chaves, e
apertando se necessário. Este passo é para evitar que quando desaperte do lado do cepo, o eixo possa rodar, e porque geralmente não preciso de mexer na porca
e contra-porca.
2º- Com a chave de cones 13 na contra-porca do lado do disco e a chave 17 na porca do lado do cepo desaperto a porca totalmente.
3º- Com um martelo de borracha dou uma pequena pancada no lado do cepo. O eixo vai sair pelo lado do disco, mas o rolamento fica preso.
4º- Depois de tirado o eixo basta puxar o cepo para fora. Em principio os linguetes não devem saltar, mas por prevenção tenho um pouco de cuidado.
5º- Aqui retiro com cuidado os linguetes. Basta puxa-los ligeiramente para fora que eles saem. Muito cuidado com as molas, apesar de elas estarem presas aos
linguetes podem facilmente saltar.
6º- No eixo do cepo existe uma borracha. Normalmente retiro-a para a limpar.
7º- Existem 3 rolamentos nesta roda: um do lado do disco, outro do lado do cassete, e o outro metido dentro do cepo que retiramos no passo 4.
Para aceder a este ultimo rolamento utilizo a cassete, uma chave de cassete e a chave 17 como mostra a foto.
Desapertando esta porca ficamos com o rolamento á vista.
8º- Nesta altura temos todos os rolamento á vista, e o necessário para fazer uma limpeza e lubrificação está desmontado. Se houver algum rolamento gripado é
tirá-lo neste momento.
Limpe o interior do cepo, o eixo, o cubo, os linguetes e os rolamentos. Eu costumo tirar a borracha vedante dos rolamentos (como mostra a foto)e colocar
massa consistente no interior. Na foto mostra uma chave de fendas, porém uso o bico de um x-acto do lado contrário ao da lamina. Isto exige muito cuidado,
pois é muito fácil danificar a borracha. Se danificar a borracha, o rolamento perde a protecção á água, por isso se achar que pode danificar alguma coisa o
melhor é não mexer.
9º- Hora da montagem. Aperte a porca do cepo 8(a do passo 7), colocando massa consistente no interior se quiser. Coloque a borracha do passo 6, e coloque
massa consistente á sua volta.
Coloque os linguetes, certificando-se que as molas ficam na posição correcta. A mola deverá ficar encaixada num buraco existente no corpo do cubo para isso.
Normalmente deito umas gotas de oleo nestes.
Depois coloco o cepo. Para tal aperto os dois linguetes com uma mão e empurro-o para dentro com a outra.
Coloco massa consistente no eixo, especialmente no plástico do lado do disco.
Volto a enfiar o eixo normalmente, dando-lhe no final uma pequena pancada com o martelo para ele encaixar totalmente.
Depois é só colocar a porca do lado do cepo e apertá-la.
Aqui é preciso ter atenção que ela deverá ficar apertada mas não pode "prender" os rolamentos. Rode o eixo. Se o sentir apertado, terá que desapertar um
pouco ou utilizar a porca e contra-porca do lado do disco para controlar esse aperto.
E está!
Na roda da frente basta desapertar a porca e contra-porca de um dos lados, a tal pancada para o eixo sair e têm os rolamentos á visto. É limpar, lubrificar e
montar, tendo os mesmos cuidados que na roda de trás.
O cepo das enduro é igual ao das xl/sl, a diferença está no aperto do eixo.
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