A Câmara Municipal da Murtosa e a Guarda Nacional Republicana assinaram um protocolo de colaboração que estabelece a cedência, por parte da Autarquia, de cinco bicicletas, que se destinam a ser utilizadas pelos militares da Autoridade, nas ações de patrulhamento na área do Município.
A cerimónia de assinatura do protocolo e de entrega das bicicletas teve lugar hoje, dia 18 de junho, nos Paços do Município da Murtosa e contou com a presença do Comandante Territorial de Aveiro da GNR, Coronel Luís Gonzaga Coutinho de Almeida, do Comandante do Posto Territorial da Murtosa, Sargento José Paulo Fernandes, e do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista.
Usando da palavra, o Presidente da Câmara Municipal considerou que, face às características do território e à implantação da bicicleta no Concelho, a utilização deste meio de transporte pela GNR nas ações de patrulhamento e vigilância, para além de se revelar eficaz, promoverá a humanização e o reforço da proximidade entre o cidadão e a Autoridade, estimulando à confiança recíproca.
Afirmando a sua concordância com a opinião expressada pelo Presidente da Câmara, o Comandante Territorial de Aveiro da GNR, começou por agradecer à Autarquia a disponibilização das bicicletas, manifestando a sua convicção de que a utilização daquele meio de transporte é potenciador do incremento do sentimento de segurança, por parte dos cidadãos, pois a visibilidade e a proximidade dos militares da guarda será maior. Concluiu, elogiando o trabalho desenvolvido pela Autarquia em prol do uso da bicicleta, ao qual a Autoridade se associa com particular satisfação.
O sucesso da experiência do uso da bicicleta no patrulhamento no núcleo urbano da Torreira, durante a época balnear, em anos anteriores, o fator histórico associado à utilização daquele veículo, no passado, pela GNR, nas suas ações no terreno, e a vontade manifestada pelo Comandante do Posto da GNR, no sentido do Município ajudar no desiderato de serem disponibilizadas, aos militares, bicicletas para a sua utilização, foram preponderantes para materialização do protocolo agora assinado.
A adoção da bicicleta, por parte dos militares do Posto da Murtosa, para as ações de patrulhamento, é reveladora do forte envolvimento das instituições locais na promoção da bicicleta. Recorde-se que, desde o ano passado, a Escola Padre António Morais da Fonseca passou a dispor de 10 bicicletas, igualmente cedidas pela Autarquia, para utilização dos professores daquele estabelecimento de ensino. Na prossecução dos objetivos traçados pelo Projeto Murtosa Ciclável, está prevista a continuidade da estratégia da entrega de bicicletas, por parte da edilidade, a outras entidades do Concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.