Uma das partes mais afetadas nessas condições é a caixa de direção, pois recebe água diretamente da roda dianteira. É aconselhável a instalação de um paralamas, ainda que improvisado, para amenizar o problema. De qualquer forma, após uma chuva forte, reaplique graxa na caixa de direção para evitar o desgaste das esferas.
O deslocamento da bike também afeta outros componentes como o cassete, eixos e cubos.
Veja sempre as condições destas partes, observando se estão devidamente vedadas. Atenção especial ao movimento central, que pode receber água através de furos no quadro e pela entrada do espigão de selim. Uma revisão no movimento central exige rapidez, pois seu contato com a água pode causar oxidação, dificultando sua remoção futura.
Uma boa dica é remover o espigão de selim e virar o quadro de ponta cabeça para deixar a água escorrer. Remova o ciclocomputador da bike se for deixá-la ao sol, pois o contato direto dos raios solares pode queimar o lcd.
Rapidez também na limpeza dos cabos, tanto de travão como de desviador. Eles também oxidam e travam o acionamento dos componentes. Observe se há detritos ou imperfeições nas sapatas de travão; utilize uma lima para nivelá-las e, se for o caso, as substitua.
Por fim, faça a constante revisão da corrente, principalmente se você pedala em trilhas. Sempre após uma trilha muito brutal, faça a limpeza da corrente com escova de aço e reaplique o lubrificante.
A maioria desses cuidados exige um mínimo de familiaridade com a mecânica de sua bike. Na dúvida, procure uma boa oficina. Só não deixe acumular serviço, pois pode ser mais difícil de solucionar depois.
fonte: http://itaocabikes.wordpress.com/2011/02/04/cuidados-com-sua-bike-apos-a-chuva/
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.