A pedalada é o momento sagrado do dia de muitas pessoas.
Até que um cabo de travão arrebenta e tudo vai por água abaixo.
A boa notícia é que isso só costuma acontecer quando os componentes da bicicleta não são verificados.
Aí vão algumas coisas para verificar antes de sair com a fininha.
Confira os pneus
Dispositivos para medir a pressão dos pneus não costumam ser caros, mas são muito úteis. Muitas bombas já possuem medidores.
A pressão dos pneus pode ser afetada por muitos fatores, incluindo o peso do piloto (costumeiramente, pilotos mais pesados geram mais pressão), condições do tempo e construção (pneus tubeless costumam suportar pressões mais baixas).
A pressão ideal do pneu varia muito, mas não raro está escrito na lateral do pneu que faixa de pressão você pode usar.
Verifique sempre o estado da borracha.
Remova os detritos.
Você pode verificar anomalias girando o pneu e mantendo a mão de leve sobre ele.
Verifique as laterais contra rasgos e buracos, que não raro geram problemas mais tarde.
E lembre-se: qualquer problema com um pneu é muito mais fácil de resolver em casa do que na beira da estrada.
Teste e verifique os travões
Se o seu travão é V-Brake, verifique sempre o estado das pastilhas.
Também verifique se elas estão firmes, pois já que são fixadas com um parafuso, esse parafuso pode afrouxar com o tempo.
O cabo de travão transmite a força, estão verifique se ele não está frouxo, mal apertado ou corroído. Com o tempo, pode se formar uma camada de detritos no aro, que atrapalha a travagem.
Se o aro ou disco de Travão ficar sujo de óleo ou outro tipo de lubrificante, o travão se tornará praticamente inútil.
Dê uma voltinha com a bicicleta antes de sair, trave com força e atente a comportamento irregular e barulhos.
No caso dos travões a disco, é importante verificar se o travão está no ponto certo – um travão com problemas geralmente exige apertar muito fundo a alavanca. Isso pode indicar ar no sistema hidráulico.
Verifique as mangueiras contra rachaduras e ressecamentos.
Busque rachaduras ou trincas na pinça de travão.
Problemas no travão são alguns dos piores que você pode ter em uma trilha.
Cabos
Os cabos fazem componentes importantes – como os travões – funcionar.
Verificá-los é mais do que importante. Uma coisa que eles precisam é de lubrificação para correto funcionamento e proteção contra ferrugem.
Não continue usando um cabo que está corroído ou danificado.
Substitua.
Mais uma vez, ande com a bicicleta e verifique o funcionamento deles. Trave, troque as mudanças, faça os cabos trabalharem!
Desviador e Lubrificação
Um sistema de desviador é fabricado quase inteiramente em metal. E metal raspando em metal não resulta em boa coisa. Por isso existem os lubrificantes, que permitem que as coisas funcionem suavemente.
Verifique sempre se o seu sistema de desviador está lubrificado. Outra coisa que pode ocorrer é a necessidade de trocar o lubrificante. Isso exige limpar o sistema, remover o lubrificante antigo e colocar um novo, mas previne danos sérios ao conjunto.
Aproveite e verifique todo o sistema de desviador, dando atenção ao desgaste da corrente, dos dentes das engrenagens e a tensão dos cabos. Desviador desregulado não vai impedir sua pedalada, mas vai incomodar muito e pode começar alguns danos no sistema.
Apertos
Confira os apertos no geral, principalmente de áreas que sofrem mais stress. Confira a caixa de direção, aperto dos pedais, aperto das blocagens ou eixos e o encaixe do avanço. Descobrir que eles estão frouxos durante uma descida técnica distante vários quilômetros de casa não é muito agradável.
MM
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