Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Estudantes chilenos largam faculdade para tocarem projeto inovador de bicicleta à prova de furtos.

Estudantes chilenos largam faculdade para tocarem projeto inovador de bicicleta à prova de furtos.
Bike e cadeado num único objeto
Bike e cadeado num único objeto
Pedalar é uma das atividades mais saudáveis e sustentáveis atualmente: você pode dispensar o carro e se mover até a faculdade, ginasio e trabalho, sem poluir o meio ambiente e melhorando o seu condicionamento físico. 
Mas quem anda de bike enfrenta um problema mundial: o furto de bicicletas, que acontece até mesmo em países de primeiro mundo como Inglaterra, Estados Unidos e França.
Cansados de terem suas bikes roubadas, três estudantes chilenos criaram um novo conceito de bicicleta, à prova de furto e com um sistema de trava completamente original. 
Batizada de Yerka, essa bicicleta tem um quadro com uma barra articulada que se conecta com o tubo do assento, formando uma trava parecida com aquelas usadas nos anos 90 nos volantes de carro.
Todo o processo de trava da bike leva 10 segundos, e não requer força ou prática para fixar a estrutura feita de alumínio a paraciclos, postes, portões e até árvores.
O trio usou o site Indiegogo (que recebe doações para projetos inovadores), para colocar a Yerka em produção massiva. 
Antes disso isso, porém, para tirar o projeto do papel, o trio conseguiu um investimento de 100 mil dólares do governo de Nova York.
Só no ano de 2014, segundo o departamento de polícia de Nova York, quase 5 mil bicicletas foram roubadas na cidade. 
De acordo com um dos idealizadores do projeto, que já teve duas bikes roubadas, se a pessoa forçar a barra de alumínio para roubar a bicicleta, ela parte-se, inutilizando o veículo.
Tá curioso para ver a Yerka em ação? Então dá uma espiada no vídeo abaixo enquanto ela ainda não chega no Brasil:


MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.