Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2011

Oregon Manifest – Concurso Design de Bicicleta para Vida Moderna

             No mês de Setembro, passou-se nos EUA o “The Oregon Manifest Constructor’s Design Challenge”. Trata-se de um concurso de design aberto a fabricantes independentes de bicicletas e equipas de estudantes selecionadas, com o objetivo de criarem bicicletas mais que funcionais para o dia a dia da vida moderna, seguindo 3 critérios:
PRIMEIRO: Inspirar e promover a inovação do design ao redor de uma bicicleta que represente o estilo de vida moderno.
SEGUNDO: Celebrar e defender o ressurgimento da profissão, no caso fabricar bicicletas.
TERCEIRO: Mostrar aos ciclistas e entusiastas que uma bicicleta bem projetada não se destina apenas ao desporto e a recriação, mas que também pode ser uma ferramenta empregada no uso quotidiano.
 O objetivo não é criar um bike de corrida ou com voltada para algum uso em particular, como um mountain bike ou uma BMX, e sim criar uma bicicleta “multi-tarefas”. Ela será o futuro do transporte para milhões de americanos (Portugueses também) que pretendem ter uma vida melhor, mais saudável e sustentável, mas que não se veem como “ciclistas”. Então teria que ser algo que atendesse multiplas necessidades e que se integrasse facilmente ao quotidiano.
O teste final, foi um rigoroso teste em ambientes reais para avaliar cada projeto e expor as bicicletas ao limite, montanhas, ruas e circuítos off road formavam o trajecto.
E como prêmio, o primeiro colocado receberia U$ 3.000.00, o segundo U$ 1.200,00 e o terceiro U$ 800,00.
O primeiro colocado foi o TONY PEREIRA, PEREIRA CYCLES:

Com pedais com assistência elétrica opcional, compartimento para guardar/carregar coisas com fechadura e rádio, foi projetada para tirar as pessoas de dentro dos carros, mas continuar oferecendo praticidades.
O Segundo colocado foi ROB TSUNEHIRO, TSUNEHIRO CYLES AND SILAS BEEBE, ID+
 Possuí garupa removível, um sistema de fechadura para “trancar”a bike no guidão, bolsas laterais para carga, quadro e rodas reflexivas para poder pelar a noite com segurança.
Terceiro colocado:CIELO BY CHRIS KING
 A bicicleta possui paralama, sistema anti furto, um sistema que permite adaptar qualquer tipo de luz para servir de farol, bolsas laterais e um agradável perfil aerodinâmico.
Houve também um prêmio para estudantes e duas menções honrosas.
Design Estudantes:
 Os estudantes da Universidade de Oregon, criaram uma bike bem versátil. Usando módulos, simplicidade e integração como inspiração, conseguiram chegar a soluções bem interessantes, como um cavalete retrátil e opção de personalização com a mudança de peças removíveis, assim como os pedais.
E as menções honrosas foram para o JOHN CUTTER da CUTTER DESIGNS e JOSHUA MUIR, o primeiro pensou em uma bike com apenas um tipo de chave para usar no sistema anti furto, rodas, bomba de ar e luzes, além de múltiplos lugares para carga, pra equilibrar melhor o peso. Joshua Muir criou uma plataforma de carga, composta por uma bolsa de lona que pode ser removida.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.