Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de maio de 2012

HENRI, UM PORSCHE 935, UMA BIKE E UM RECORDE


Porsche 935_Jean Claude Rude_Henri Pescarolo
Quando vi essa foto, me perguntei, o que Henri Pescarolo estaria fazendo ao lado de uma Porsche 935 "modificada" e um ciclista mais uma bike. Com um pouquinho de paciência em pesquisas ali e acolá, e segundo o site Jalopnick, foi em 1979, uma tentativa de bater o recorde de velocidade em bike, usando uma Porsche 935 modificada, o ciclista Jean Claude Rude, precisava chegar a velocidade de 128 mph para quebrar o recorde anterior de 127 mph de José Meiffret em 1962.
Porsche 935_Bicycling Record_Jean Claude Rude
O piloto Henri Pescarolo, pilotou a Porsche, enquanto Rude tentava na primeira tentativa, quando estava a 105 mph o pneu da bike estourou, mas sem grandes prejuízos. Foi para segunda, mas há relatos conflitantes já no início da narrativa, inclusive que ele foi envolvido num acidente de trem e chegou a falecer...enfim, tá aí o resgistro de mais uma do grande Henri, "motorista de recorde".
Porsche 935_Bicycling Record_1x43_Spark
Ele foi eternizado na reprodução em miniatura do feito, e diga-se de passagem muito bem representada.
E rendeu essa miniatura em escala 1:43 da Spark (acima). Muito interessante e ótimo exemplar para os puristas de plantão para ampliar suas coleções!
Nessa categoria um super-carro é transformado numa cabine de vácuo e serve de “escudo” contra a força de atrito do vendo que atingiria diretamente o ciclista. Com o carro atingindo velocidades acima dos 200km/h a bicicleta poderia também atingir velocidades inimagináveis para tal veiculo, já que estaria correndo quase que na ausência completa de ações contrárias.
Se um pneu de um carro, que lembrando tem ao todo quatro, estoura a uma velocidade de 100km/h a possibilidade de um acidente grave acontecer é muito grande. Agora imaginem um dos DOIS pneus de uma BICICLETA estourar a 160km/h e o ciclista conseguir o controle e não aconteceu a ele…
Após o quase acidente o Porsche foi guardado com a mesma estrutura para uma segunda tentativa, que não há registros que tenha acontecido.
Por se tratar de um modelo emblemático o Porsche 935 com patrocínio da Martini foi eternizado, mesmo não tendo havido êxito pleno em sua função.

 
A.R.M. (por MM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.