Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Primeira ecopista do Alto Alentejo "nasce" em antiga linha férrea de Fronteira

O canal ferroviário que integrava a linha Estremoz - Portalegre vai dar lugar a uma ecopista com a extensão de 14 quilómetros, e pretende-se que esta seja alargada a outros concelhos da região.

Resultado de imagem para Primeira ecopista do Alto Alentejo "nasce" em antiga linha férrea de Fronteira
A Câmara de Fronteira, no distrito de Portalegre, prevê abrir em Março a primeira ecopista - via de comunicação autónoma, reservada às deslocações não motorizadas -​com um percurso de 14 quilómetros ao longo de uma antiga linha férrea, disse esta quarta-feira à agência Lusa o presidente do município.
  • Segundo Rogério Silva, a ecopista vai ligar as antigas estações de caminho-de-ferro de Fronteira e da freguesia rural de Cabeço de Vide, um canal ferroviário desactivado há mais de três décadas e que integrava a antiga linha Estremoz - Portalegre.
  • "A Câmara de Fronteira fez a remoção de todo o material ferroso e a obra permitiu requalificar o traçado de 14 quilómetros", disse o autarca, adiantando que o objectivo do projecto é estender a ecopista aos outros concelhos abrangidos pelo antigo ramal ferroviário.
  • Referindo que o projecto está "mapeado a nível regional", o autarca considerou que a ecopista constitui um "produto turístico" ligado ao turismo de natureza, que vai beneficiar as já recuperadas estações de caminho-de-ferro de Cabeço de Vide e Fronteira.


  • Segundo Rogério Silva, na zona da ecopista existem alojamentos para todos aqueles que queiram permanecer no território, o que vai "interagir" com as ofertas que o concelho tem para oferecer.
  • O percurso é plano e vai poder ser feito a pé, de bicicleta ou de cavalo, existindo na zona um centro hípico.
  • A obra deverá estar concluída em Março, num investimento de 250 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.
  • Em: https://www.publico.pt/2019/02/13/local/noticia/primeira-ecopista-alto-alentejo-nasce-antiga-linha-ferrea-fronteira-1861870?fbclid=IwAR0sisM2B5JSskyP_Vayi04cm4_B57-q1oksbGrHL24GUWzamhKVvY47-_8#gs.kTKyZHM6
  • MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.