Powered By Blogger

sábado, 24 de dezembro de 2011

Quais exercícios físicos são indicados para diabéticos acima do peso?


Pedalar é recomendável para quem tem diabetes. Crédito: Getty Images.

Você é diabética e está acima do peso? Ou conhece alguém que está nessa situação? Para emagrecer de forma saudável, é preciso tomar alguns cuidados importantes, como consultar um médico endocrinologista com frequência, fazer exames periodicamente e ter o acompanhamento de um nutricionista. Além disso, é aconselhável praticar exercícios físicos.
Antes de iniciar um programa de exercícios, o diabético deve passar por uma avaliação médica. Se estiver tudo bem, então é hora de começar a planejar a malhação junto com um educador físico.
As atividades mais indicadas são as aeróbias – como caminhar, pedalar, nadar e praticar hidroginástica – e a musculação. “Mas há restrições quanto à intensidade dos exercícios, que deve ser de leve a moderada”, alerta Danilo Cezar de Souza, educador físico da academia Movement e especialista em Exercício Físico como Terapêutica na Clínica Médica pela Unifesp.
Mais um detalhe importante: “A glicemia deve sempre ser medida antes do início do treinamento. Se a glicemia estiver abaixo de 100mg/dL para os adultos e 120mg/dL para crianças e adolescentes, deve-se ingerir carboidrato para evitar a hipoglicemia. Caso esteja acima de 300mg/dL, deve-se suspender os exercícios”, explica Danilo. Também não é aconselhável realizar atividades físicas nos horários de picos da insulina, no caso de quem possui diabetes do tipo I.
Para os iniciantes, o professor recomenda um treinamento leve. Um bom exemplo é pedalar na bicicleta ergométrica três vezes por semana, durante 30 minutos por sessão. É importante também a musculação, pois o exercício com peso ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, além de fortalecer os músculos. E não se esqueça do alongamento! Aos poucos, o diabético poderá aumentar a frequência e a intensidade dos treinos, mas sempre com a supervisão de um educador físico.

Ana R. Mouquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.