Powered By Blogger

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Uma Pequena Historia do Café.


Propagando-se por si mesmo, o café desenvolveu-se na Inglaterra, ao ponto de inspirar ao Parlamento a criação de uma nova fonte de renda para o Estado, com a criação de um imposto especial. Ainda na Inglaterra o café sofreu guerra movida pelos cervejeiros e vendedores de outras bebidas alcoólicas receosos da concorrência, e pelos moralistas extremados que viam no café um pretexto para ausências do lar e conseqüente dissolução dos costumes.
A campanha foi a tal intensidade e teve tantos efeitos, que, em 1674, as senhoras inglesas dirigiram ao governo uma petição contra o café, acusando-o de desregrar os chefes de família, e gastar a força vital dos  homens, tornando-os impotentes.
Não pouparam o café os panfletos e as sátiras, muitos dos quais espirituosos, mas ele se impôs, mal grado mesmo os ataques de Carlos II. Na Inglaterra, porém, tem o café um competidor sério no chá.
England's Charles II issues a proclamation December 23 "for the suppression of Coffee Houses"; Charles's intent is to suppress talk that might lead to the kind of rebellion that caused his father's execution in January 1649, but his proclamation prompts an outcry among merchants and other patrons of the coffeehouses (see 1676).
BICYCLE COFFEE-MILL (English cartoon, 1869)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.