Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2012

Treinar Subidas

Certo dia, numa competição de Mountain Bike, um praticante me fez esta pergunta: "Sempre que realizo treinos com subidas longas fico muito cansado e após os primeiros minutos eu nunca consigo acompanhar o grupo. O que devo fazer para melhorar?"

Pensei e iniciamos uma longa conversa...

Disse a ele que terminar o treino de subida juntamente com o primeiro bloco, ou ainda se dest...
acar é o desejo de todos. O sucesso neste tipo de treino se dá através da habilidade do ciclista em pedalar em alta intensidade por período de tempo prolongado. Imagine uma subida longa onde tem de sustentar um esforço como este por cerca de 45 minutos a uma hora. Para iniciar a subida em um ritmo forte é necessário que tenha uma óptima capacidade aeróbica e, além disso, que conheça os seus limites individuais para controlar o ritmo durante a longa escalada. Existe um erro grave no momento da preparação física para estes desafios. Muitos atletas imaginam que obter um bom rendimento em uma subida longa é apenas realizar treinos demasiadamente intensos até que o organismo se acostume.

Um dos problemas deste tipo de estratégia é a continuidade, ou seja, os treinos são muito desgastantes e o tempo de recuperação entre eles não permite treinos de boa qualidade. Você pode colher benefícios enormes reduzindo um pouco a intensidade e aumentando a duração do treinamento. Além disso, esses treinos devem ser realizados em intensidade abaixo do seu actual condicionamento físico. Treinar em intensidade um pouco abaixo do seu actual condicionamento permite ao organismo desenvolver os sistemas de energia necessários para este tipo de exigência, além de adaptações circulatórias e metabólicas que favoreçam a manutenção do ritmo. Treinos muito acima do seu melhor ritmo proporcionam um cansaço precoce e consequentemente a qualidade do treino diminui.

Como complemento a este trabalho, devem ser realizados treinos com menor duração e intensidade alta que contribuirão para a melhoria da velocidade e tolerância ao esforço. Outro factor importante para o bom rendimento nas subidas é melhorar a razão potencia (carga máxima sustentada / peso). Para determinar esta razão divida a carga sustentada (esta carga é obtida através de um teste ou durante a pedalada utilizando marcadores de potência) pelo seu peso corporal em kg. Reduzir o peso corporal e manter a mesma carga proporcionará a melhoria do rendimento.

Para se ter uma idéia, um exímio trepador profissional chega a produzir 7 watts / kg durante escaladas de cerca de 30 minutos.
Tenha cuidado para não levar isto ao extremo. Reduções drásticas no peso corporal conduzem frequentemente à diminuição da força, além de tornar o organismo mais susceptível às doenças. É melhor manter esses quilos e ser saudável, do que estar magro, adoecer, perder o prazer pelo exercício físico e consequentemente as condições ideais de pedalar.
TonY

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.