Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Happy Halloween.

Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o Halloween. Conhecido como o Dia das Bruxas, o Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base as celebrações dos antigos povos. Muita gente não sabe, mas a palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem da tradição do dia 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
 No século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.
Alguns bruxos acreditavam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia), mas os estudiosos diziam que a palavra Halloween surgiu de uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). Hallow é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam fogueiras de suas , para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir. Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

O Halloween no se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, dedica o dia 2 de novembro, aos entes queridos que já se foram (Dia de Finados). Apesar da pequena influência da data em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings, muitos brasileiros criticam o ato de importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e nem comemorada. Mesmo assim, as festas de Halloween no Brasil tem se tornado comuns, principalmente entre o público jovem que se reúne em festas temáticas com de terror.

Bom, acreditando ou não na polêmica que o Halloween levanta todos os anos de ser uma data macabra ou não, eu vou aproveitar a data para assistir os bons de suspense e de terror que passam na a cabo durante esta data que nada mais é do que mais uma data comemorativa. E que venha o Papai Noel!

 Escrito por Mary Camata é jornalista pós-graduada e editora-chefe do Jornal Popular.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.