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terça-feira, 17 de julho de 2012

PRESSÃO DOS PNEUS.


Segredos para uma calibragem perfeita
Uma dúvida freqüente entre ciclistas é a pressão correta da calibragem dos pneus.
A pressão correta não é um número fixo, imutável. A calibragem correta depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.
No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar desde 25 até 60 libras psi, dependendo do pneu. A pressão a ser usada nos pneus depende muito do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.
O pneu dianteiro pode ser calibrado de 15-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das mountain bikes sem suspensão dianteira.
Algumas considerações na hora de escolher a calibragem:
  • Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus;
  • Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem;
  • Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência;
  • Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade da bike;
  • Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite;
  • Sob chuva um pneu mais murcho terá maior aderência ao terreno.
A calibragem correta para os pneus de sua bike vem da combinação dos fatores acima. O melhor é cada ciclista fazer testes com várias calibragens e ver a que melhor se adapta a seu estilo e à necessidade do momento. Aumente ou diminua a pressão de seu pneu de 5 em 5 libras para ter parâmetros de comparação.
Vale a pena lembrar: pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, em contrapartida tornam a bike mais rápida.
Última dica: Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para concertos de emergência. O ideal para calibrar é usar bombas de pé ou mesmo compressores em postos de gasolina. O movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara.

MM

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