Powered By Blogger

domingo, 5 de abril de 2015

Lesões nos triatletas.

Poucos estudos determinam o perfil de lesões apresentado por atletas de triathlon. Um estudo de Cipriani et al (1998) realizou uma revisão descritiva sobre o desporto e a prevalência de lesões no mesmo. No entanto, muito já se sabe sobre o perfil de lesões apresentado nos diferentes desportos que compõem o triathlon, especialmente na corrida.
O desporto cíclicos de longa duração, como o Triathlon, mostram-se especialmente favorecidos por programas de atenção preventiva, pois o padrão de lesões apresentado por estes desportos depende diretamente de características estruturais do atleta e do planejamento de seu treinamento, raramente vinculando-se a eventos traumáticos apresentados pelos desporteo coletivos e de contato.
O treinamento deste desafio multidesportivo pode oferecer ao atleta alternativas para a manutenção da boa forma no caso de uma lesão. Por outro lado, o treinamento de três modalidades diferentes pode contribuir para uma nova classe de lesões relacionadas ao treinamento cumulativo entrecruzado.
Parece claro que haja um alto índice de lesões em articulações e grupos musculares de membros inferiores, já que se encontram constantemente sob forças impactantes de sustentação do peso corporal durante a corrida e exercem importante força motriz durante o ciclismo.
É importante observar que o triathlon, assim como outros desportos, pode apresentar duas diferentes classes de lesões, consideradas típicas e atípicas. As lesões típicas são as mais frequentemente encontradas na prática do desporto; as lesões atípicas são comumente acidentais, incomuns à modalidade desportiva e podem ocorrer eventualmente durante o treinamento ou competição. A seguir, são apresentadas as lesões mais comuns, ou típicas, de cada modalidade individual que compõe o triathlon.
Natação
Lesões relacionadas diretamente com a natação geralmente envolvem o ombro (75%) em problemas relacionados ao impacto, comum aos tendões dos músculos supraespinhoso e bíceps braquial. O treinamento para o aumento da resistência muscular do nadador triatleta e estratégias técnicas para ganho de eficácia no nado, economizam energia para as etapas seguintes do triathlon, o que significa retardo da fadiga e assim, prevenção de lesões.
Ciclismo
Batidas e quedas (73%) são acidentes que podem ou não ser evitados e costumam ser importantes com relação à gravidade das lesões. As lesões relacionadas ao overtraining comumente envolvem o joelho, na forma da síndrome da banda iliotibial e da dor anterior do joelho, o tornozelo, sendo a tendinite de Aquiles bastante comum.
Além disso, as lombalgias e ciatalgias têm sido referidas, assim como a síndrome do piriforme de compressão do nervo ciático. Um dos fatores relacionados à prevenção das lesões por overuse no ciclismo é o desenvolvimento gradual do programa de treinamento. Outro fator importante é a forma da bicicleta, sobre a qual já se encontra grande quantidade de literatura disponível. Para a proteção da articulação do joelho, o ganho de força muscular de quadríceps e isquiotibiais garante maior eficiência durante as pedaladas e protege o joelho de stress adicional.
Corrida
Estudos epidemiológicos notaram que a maioria das lesões relacionadas ao triathlon ocorre durante o treinamento de corrida. Atualmente, o treinamento de corrida utiliza distâncias cada vez maiores com o objetivo de melhorar a capacidade de resistência do atleta. No entanto, a alta quilometragem pode potencializar os efeitos deletérios de uma alteração anatômica de base qualquer, que possivelmente pudesse ser tolerada durante a maioria dos eventos e atividades desportivas.
A insuficiência de força e resistência muscular não satisfaz as demandas repetitivas do treinamento originando vulnerabilidade biomecânica e produzindo lesões em músculos, tendões, e causando reações de estresse em ossos. Além disso, os erros de treinamento envolvendo aumento de quilometragem muito rapidamente, treinamento de velocidade, e treinamento em ladeira podem estar envolvidos no surgimento das lesões.
As lesões que mais acometem os corredores são: síndrome da dor patelofemural (11.6%), fraturas de estresse (9.3%), síndrome de stress tibial (7.8%), distensão dos músculos adutores (6.0%), distensão dos músculos isquiotibiais (5.2%), entorses de tornozelo (4.9%), fasceíte plantar (4.0%), síndrome da banda iliotibial (3.8%), apofisite ilíaca (3.4%), tendinite de Aquiles (2.2%) e tendinite patelar (2.2%). Sendo que a maioria delas ocorre como resultado do overuse.
Nos estudos revisados por Cipriani et al (1998), não houve associação entre as variáveis de treinamento de triathlon e a suscetibilidade às lesões. Assim, a ocorrência de lesões é apenas parcialmente relacionada à freqüência de treinamento real, intensidade e quilometragem, sugerindo que outros fatores, inclusive ambientais, psicológicos, biomecânicos, e nutricionais desempenham papéis determinantes para o surgimento das lesões.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.