Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Mulheres um salto para a trilha.

As mulheres estão dominando tudo! 

As palavras e ações de empoderamento estão em todos os lugares. 

Felizmente, elas conquistam cada vez mais espaço e igualdade na sociedade, prezando por autonomia, liberdade e independência. 

Assim são as mulheres no ciclismo brasileiro: mulheres livres, de todas as idades, que prezam por seu bem estar, liberdade e diversão.  

A verdade é que as mulheres, assim como os homens, são apaixonadas por bikes – e agregaram o uso dela ao seu estilo de vida.


Ficou para trás a ideia de que elas são frágeis para usar esse meio de locomoção, ou que deveriam ter medo de andar de bicicleta nas ruas pelo trânsito caótico. 
Os motivos são claros: primeiro, elas mostram todos os dias que defini-las como frágeis é antiquado, pois trabalham duro conciliando família, trabalho e lazer. Segundo, porque utilizam da estrutura de ciclismo das cidades, que cada vez mais se preocupam em agradar os adeptos da prática, melhorando sua infra-estrutura e apoiando meios sustentáveis de locomoção.
Além disso, motivos para pedalar não faltam: além da sensação de liberdade que o vento nos cabelos proporciona, é fácil ver os benefícios que a bike traz para o corpo feminino

Benefícios do ciclismo para a saúde das mulheres:

A tonificação muscular

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica, ou seja, perfeita para perda de calorias e tonificação muscular. 
A quantidade de calorias perdidas irá aumentar conforme a duração e intensidade do exercício. Para um resultado efetivo é importante aliar a prática de ciclismo à uma alimentação saudável.

Melhoria da saúde cardiovascular e circulação sanguínea

 prática contínua tonifica os vasos sanguíneos e faz com que eles relaxem facilmente, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão arterial. Além disso, reduz os índices glicêmicos e promove o controle do Diabetes, doença que agravada pode levar ao infarto.   

Melhora a respiração

O esforço físico gerado na atividade faz com que haja uma elevação da frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões.

Aumento da imunidade

Enquanto o exercício está sendo executado, a ação de contração da musculatura cardíaca faz com que o sistema imune fique estimulado e produza glóbulos brancos, células que atuam na defesa do organismo. 
Dessa forma o corpo se torna mais resistente à contração de doenças virais ou bacterianas.
Com o interesse feminino crescente no assunto ciclismo, vários grupos se formaram unindo mulheres que muitas vezes tinham vontade, mas não tinham companhia para colocar as duas rodas pra fora de casa. 
As histórias de fundação são variadas, mas sempre iniciam da mesma forma: o amor pelo ciclismo. 
Atualmente, existem vários coletivos espalhados pelo país, são alguns deles: 
As Cíclicas (RS), Meninas Ao Vento (Salvador/BA), Pedal de Salto Alto (Belo Horizonte/MG), Pedalinas Potiguares (Natal/RN), Batom Bikers (Brasília/DF), Saia no Pedal (Goiânia/GO).

Grupo de mulheres no ciclismo de Curitiba

No final do ano de 2013 foi formado o primeiro coletivo feminino de ciclistas de Curitiba, o Saia de Bike. 
O grupo teve início com mulheres apaixonadas por bicicleta, com intuito de motivar outras delas que por falta de conhecimento ou incentivo, não pedalavam.
Atualmente o grupo não é exclusivo para o público de gênero feminino, pois é permitida a presença de homens nos encontros. 
Mas ainda assim elas não deixam de colocar em pauta assuntos femininos para discussões durante as reuniões, como cita Anaterra Viana, uma das fundadoras do Saia de Bike:
 “É um grupo para discussão do feminino na bike, questões que só as mulheres passam, como pedalar grávida, por exemplo. O ritmo mais leve, suave, mas nada impede que todos participem” (Blog Gazeta do Povo, 17/06/2013)

Mas se engana quem pensa que o interesse feminino no ciclismo se resume apenas às ruas da cidade. 
Elas também gostam de aventura e esportes radicais! 
Estão dominando esportes como Mountain Bikelevando seus corpos ao extremo e aproveitando ao máximo o que a natureza pode oferecer. 
Elas deixam os problemas de lado e se aventuram em trilhas complexas, com descidas e subidas desafiadoras onde nem o barro, a sujeira, a água ou o frio podem parar esse time.
Junto a adesão das mulheres nesse meio cresce também o mercado da modalidade, inovando na tecnologia das roupas de ciclismo feminino, desenvolvendo cores e estilos que se encaixam no gosto das mais exigentes usuárias.
Seja na cidade ou nas trilhas, o importante é que as mulheres estão desbravando seu espaço no cenário do ciclismo no país. 
A cada passeio, roteiro, trilha, viagem ou experiência com as bikes, mostram pra elas mesmas e pro resto do mundo que o “sexo frágil” é só uma expressão equivocada do senso comum.
Em: https://www.mxbikes.com.br/blog/mulheresnociclismo/
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.