Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Assim eram as primeiras e-bikes.

Com modelos cada vez mais modernos e futuristas, muitas pessoas pensam que as bicicletas elétricas são uma invenção recente. 
No máximo, desde o início deste século. 
No entanto, as e-bikes (ou pelo menos seus antecessores) existem há muito tempo. 
Na verdade, elas datam quase do mesmo período da bicicleta sem motor. 


Foi em 1895, quando o americano Ogden Bolton Junior obteve uma patente para uma bicicleta com bateria com seis varetas, coletor DC e um motor de cubo montado na roda traseira da bicicleta.
Essa patente foi a principal inspiração para que, apenas dois anos depois, Hosea W. Libbey projetasse uma bicicleta elétrica graças a um motor elétrico duplo localizado no centro da placa do eixo e cujo design é o ponto de partida para muitas bicicletas elétricas atuais.
Mas essas bicicletas tinham um problema: o tamanho e o peso de suas baterias. 
Essas baterias de chumbo-ácido eram enormes: o equivalente a três quilos de lítio, que é o material atual, poderia ter 20 ou 25 quilos de peso. 

Mas aí veio o petróleo…
O interesse em veículos elétricos diminuiu com a queda do preço do petróleo. 
Foi assim que os motores a gasolina reinaram durante quase todo o século XX, juntamente com o total descaso para com o meio ambiente na época. Só em 1973, com a crise do petróleo, que os primeiros protótipos elétricos renasceram. 
E levou mais um tempo para que a indústria, tanto do automóvel quanto da bicicleta, começasse a levar a sério a mobilidade. elétrica como uma solução para sufocar problemas de poluição.
Em 1975, o Japão e, mais especificamente, a empresa Panasonic, foram pioneiros na criação de um motor central para bicicletas. 
Nessa mesma época também ocorreram duas mudanças fundamentais: a introdução de ímãs de neodímio, que são integrados em todos os motores de bicicleta elétricos atuais, e o enrolamento automático de motores.


A história de Sylvester H. Roper

Sylvester H. Roper(1823-1896) é considerado um dos pais do veículo a motor. 
Na verdade, o que ele fez foi adicionar um motor a vapor a um velocípede. 
Um prodígio da técnica que o levou à fama, mas também ao túmulo: durante um teste de velocidade em Cambridge (Massachusetts, EUA), ele foi várias vezes a um circuito com outros ciclistas, incluindo o corredor profissional Tom Butler, que não era capaz de combinar com seu ritmo. 
Roper quebrou todos os recordes … pouco antes de perder o equilíbrio e sofrer um acidente. 
A autópsia revelou que a causa da morte não foram os ferimentos causados ​​pelo golpe, mas um ataque cardíaco. Talvez ele tenha se emocionado demais com o seu feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.